
Fortaleza recebe, neste domingo (15), a quarta edição do Pedal do Orgulho LGBTI+, atividade que marca a celebração do Mês da Diversidade Sexual e do Dia Internacional do Orgulho. A concentração dos ciclistas está marcada para às 6h30 da manhã no Passeio Público, no Centro da cidade, com largada prevista para às 7h30. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 participantes.
Com um percurso total de 8 quilômetros, o trajeto do pedal passará por algumas das principais vias da região central da capital cearense. Os ciclistas sairão da Rua Major Facundo, seguindo pela Avenida Dom Manuel, Avenida Monsenhor Tabosa e Avenida Beira-Mar. Durante o passeio, haverá uma parada para hidratação no bolsão de estacionamento próximo à Rua Nunes Valente. Na volta, o grupo passará pelas avenidas Historiador Raimundo Girão, Pessoa Anta, Alberto Nepomuceno e pela Rua Dr. João Moreira, encerrando o percurso novamente no Passeio Público.
O evento é organizado pela Associação Mães do Orgulho e Resistência Ceará (Amor), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), através da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual. Este ano, o Pedal do Orgulho ganhou um reconhecimento oficial, quando foi oficialmente incluído no calendário de eventos do Estado do Ceará pela Lei nº 19.244.
Durante o trajeto, agentes da AMC estarão presentes para garantir a segurança e a organização do trânsito no entorno. A Guarda Municipal também dará apoio ao evento, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá serviços como aferição de pressão arterial, entre outras atividades voltadas para o bem-estar dos participantes.
Para o coordenador especial de Diversidade Sexual da SDHDS, Narciso Junior, o pedal é uma demonstração do compromisso da cidade com os direitos da população LGBTI+. “Com este evento, reafirmamos o compromisso da cidade com os direitos humanos e a cidadania da população LGBTI+. A Prefeitura dá visibilidade à luta pela igualdade de direitos e à diversidade sexual”, afirma.
Gioconda Aguiar, representante da Associação Mães do Orgulho e da Resistência, também destaca a importância do reconhecimento oficial do evento. “O pedal é um ato de resistência e um momento de celebrar o orgulho que temos dos nossos filhes. Estamos muito felizes pela conquista da Lei 19.244 que, a partir deste ano, inclui o Pedal do Orgulho no calendário de eventos oficiais do Ceará”, explica.
O Pedal do Orgulho LGBTI+ integra as ações do Mês da Diversidade, período dedicado à promoção dos direitos e à visibilidade da população LGBTI+ no Estado. A primeira edição do percurso, que é integrado a programação “Ciclofaixa de Lazer” da prefeitura de Fortaleza, aconteceu em 2022, e somente em 2025 a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) sancionou a lei que torna o evento uma das iniciativas oficiais do mês do orgulho da bandeira.
Projeto Ciclofaixa
de Lazer
A iniciativa da Ciclofaixa de Lazer foi criada em 2014 com a intenção de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na Capital, além de oferecer uma opção para os moradores de Fortaleza nos fins de semana e feriados. Os eventos, são organizados pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
Até o fim de 2024 Fortaleza tinha cerca de 495,1 quilômetros de malha cicloviária, incluíndo ciclovias e ciclofaixas. De acordo com dados disponibilizados pela última gestão, ainda em dezembro de 2024, cerca de 62% da população de Fortaleza residia a menos de 300 metros de uma ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota ou passeio compartilhado.
Por Hyago Felix