
A região do Maciço de Baturité foi a primeira a receber a Caravana Ceará Um Só, iniciativa do Governo do Ceará que é liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) para fomentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os municípios cearenses, resultando em mais qualidade de vida e oportunidades para os cearenses. Primeiro de uma série de 14 encontros que ocorrerão até novembro em todas as regiões de planejamento do Ceará, o evento reuniu mais de 330 participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e sociedade civil de Baturité e dos municípios vizinhos.
Ao abrir o evento, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, reforçou o ineditismo da ação e o impacto que ela terá para o fortalecimento das gestões públicas municipais e, consequentemente, o avanço de todo o Ceará em diferentes áreas. “Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida da população pode ocorrer e ser acelerado a partir da integração entre as diferentes esferas do poder público. Por isso, sob a orientação do governador Elmano de Freitas, a Seplag-CE realiza o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que originou a Caravana Ceará Um Só para disseminar ainda mais o conhecimento, promover a troca de ferramentas, soluções e experiências e fortalecer a integração entre Estado e municípios com foco direto nos resultados para os cidadãos”, destacou.
Conhecimento ampliado
Conforme o diretor da EGPCE, o conteúdo compartilhado durante os 14 encontros da Caravana Ceará Um Só será compilado e disponibilizado gratuitamente no ambiente virtual da Escola para quem tiver interesse. “A EGPCE está de portas abertas para os gestores públicos e tem o orgulho de anunciar a criação de uma trilha de formação robusta voltada para a gestão municipal. Com conteúdos em PDF e vídeo, esse material será disponibilizado gratuitamente em nosso ambiente virtual. Como legado da Caravana, esse conteúdo servirá como referência para estudos e aprimoramentos futuros na administração pública municipal”, afirmou Saulo Braga.
Integração efetiva
O presidente da Aprece reiterou a importância da parceria com a Seplag-CE e a EGPCE e enalteceu a Caravana Ceará Um Só, que, para ele, possui grande importância para o municipalismo cearense. “É a primeira vez que vemos uma iniciativa dessa magnitude, promovendo a integração efetiva entre o Governo do Estado e os municípios. Esse diálogo direto é essencial para o desenvolvimento do Ceará. A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos nos permite debater temas relevantes e buscar soluções inovadoras para os desafios locais”, disse Joacy Júnior.
Anfitrião do evento, o prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, lembrou a importância de ouvir os municípios e de auxiliá-los em seus desafios. “Este é um momento ímpar, não apenas para nossa cidade, mas para toda a região do Maciço de Baturité. Trata-se de uma das iniciativas mais relevantes já realizadas pelo Governo do Ceará, promovendo uma aproximação concreta com os municípios, começando por Baturité. É nas cidades que as pessoas vivem, trabalham e onde as políticas públicas precisam acontecer de forma efetiva. A colaboração entre o Governo do Estado e as gestões municipais é fundamental para fortalecer essas ações e garantir decisões mais assertivas”, declarou.
A secretária de Administração, Finanças e Planejamento de Baturité, Karoline do Nascimento, aprovou a iniciativa da Caravana Ceará Um Só. “Hoje foi um dia marcante para o município de Baturité. Foi um dia de troca de conhecimento entre instituições e o setor público, com temas pertinentes que reforçam o importante papel da gestão colaborativa na construção de um Ceará mais eficiente”, avaliou.