Conta de luz no Ceará terá redução de 2,1% a partir do dia 22

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O consumidor cearense vai sentir um leve alívio no bolso a partir desta terça-feira, 22 de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (15/04) o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Enel Distribuição Ceará com uma redução média de 2,1% nas contas de energia. A medida beneficia diretamente milhares de famílias e empresas no estado, que há anos enfrentam aumentos constantes nos custos de eletricidade. Para os consumidores de alta tensão, como indústrias, por exemplo, a redução na tarifa de energia será de 2,84%. Já para os consumidores de baixa tensão, como as residências e pequenos comércios, a redução será de 1,89%.

Durante reunião pública ordinária da Aneel, realizada em Brasília, representantes do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (Conerge) comemoraram o resultado. A diretoria da agência decidiu fixar o reajuste em -2,10% para o ano de 2025 e uma elevação controlada de +1,63% para 2026.
O presidente do Conerge e titular da classe Rural, Erildo Pontes, atribuiu o resultado à força do diálogo entre os representantes dos consumidores e os órgãos reguladores. “A população cearense não sentirá no bolso o reajuste tarifário de energia, e isso se deve à nossa capacidade de articulação e negociação técnica”, afirmou.

Articulação
O resultado foi fruto de uma articulação intensa do Conerge, que rechaçou uma proposta inicial da Aneel com reajuste negativo de -8,75% em 2025 e positivo superior a +17% em 2026. Segundo Pontes, tal cenário representaria um impacto insustentável à economia do estado. A solução apresentada pelo conselho foi um empréstimo de R$ 532 milhões à Enel Ceará, via diferimento, corrigido pela taxa Selic, para suavizar os reajustes tarifários ao longo dos dois anos. “Essa proposta foi construída ouvindo todas as entidades de classe, como a FAEC, FIEC, Associação Comercial do Ceará, representantes da classe residencial e o Poder Público”, pontuou.

O presidente do Conerge destacou ainda a importância da atuação técnica e estratégica do conselho, que se dedicou a estudar minuciosamente os impactos tarifários para garantir um cenário mais equilibrado para os consumidores. “Agora, com essa decisão aprovada, ficamos extremamente satisfeitos. Todos os consumidores da Enel no estado do Ceará poderão viver dois anos praticamente sem aumento expressivo na tarifa de energia elétrica. É uma vitória da cooperação e do compromisso com o povo cearense”, finalizou.

A nova tarifa, portanto, já começa a valer neste dia 22 de abril e representa um marco em meio ao cenário nacional de pressões inflacionárias, provando que a negociação transparente entre sociedade civil e órgãos reguladores pode, sim, trazer resultados concretos para a população.
Para o especialista em Regulação da Energo Soluções em Energia, Kaio Queiroz, levando em consideração que o brasileiro vem sofrendo com a inflação nos últimos anos, essa previsibilidade se tornou mais relevante que o valor do reajuste em si. “Desse modo, ao evitar oscilações abruptas e inesperadas nas tarifas, a distribuidora e a ANEEL buscam reduzir riscos que desorganizem o planejamento financeiro de famílias e empresas. É questão de equilíbrio: melhor uma estabilidade tarifária moderada do que picos insustentáveis, que minam a confiança no setor elétrico e pressionam ainda mais os consumidores em um cenário de inflação elevada”, disse.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)