“Nós não cobraremos em hipótese nenhuma a taxa do lixo para as unidades domiciliares, para as famílias”, afirmou o prefeito em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 31.
O Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Comares Cariri), formado pelos nove municípios da região, também não prevê a cobrança de tarifas.
Barreto afirmou que deve se reunir com o Comares em breve para tratar do tema. “Não tive a oportunidade de me reunir com o Comares. Aliás, nesta próxima semana, nós teremos uma assembleia que é quando a gente vai tratar desse assunto, mas em relação ao Crato eu já tenho isso muito bem resolvido e quero reafirmar o compromisso que assumi na campanha de não cobrar taxa do lixo para os domicílios”, declarou.
De acordo com o contrato de concessão firmado com a Regenera Cariri, o serviço prevê implantação de tarifas, seguindo as diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico.
“O nosso modelo de contrato foi estruturado pensando na sustentabilidade financeira por meio de tarifa”, afirmou Mariana Porto, gerente de valorização de resíduos da Regenera.
(Foto: Reprodução/O POVO)