
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, celebra 61 anos de atuação com uma nova edição da tradicional Maratona de Vagas. O evento acontecerá nesta quinta-feira (20/02), das 9h às 15h, em 88 postos de atendimento espalhados pelo Brasil, inclusive Fortaleza.
A iniciativa presencial reunirá 22,3 mil vagas distribuídas em 20 estados do país, contemplando programas de estágio e aprendizagem. Durante o evento, a expectativa é de encaminhar jovens e estudantes para cerca de 8,2 mil oportunidades de estágio, 3,4 mil vagas no programa de aprendizagem e 10,2 mil chances oriundas de seleções públicas.
O Estado de São Paulo concentra a maior parte das ofertas, com 16,4 mil vagas, sendo 11,6 mil apenas na capital paulista. O Distrito Federal também se destaca com 1,7 mil oportunidades, seguido pela Bahia (662), Fortaleza (408) e Goiânia (355).
Segundo levantamento do CIEE, as áreas com maior demanda no programa de estágio incluem Administração, Direito, Marketing, Contabilidade, Construção Civil, Tecnologia e Comunicação Social. Já no programa de aprendizagem, os setores com maior volume de vagas são Administração, Vendas, Varejo, Logística e Produção.
A participação na Maratona de Vagas é gratuita. Os interessados devem acessar o site oficial do evento
(https://portal.ciee.org.br/maratona-de-vagas/) para localizar a unidade mais próxima. Para facilitar a construção do perfil profissional, recomenda-se que os candidatos levem comprovante de residência (pode ser no nome dos pais ou parentes próximos), RG e CPF.
A superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE, Mônica Vargas, enfatiza que este é um dos momentos mais favoráveis do ano para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. “O CIEE acompanha de perto as transformações do mercado e sabe que as vagas de estágio e aprendizagem estão cada vez mais disputadas. A Maratona de Vagas é uma excelente oportunidade para apoiar os jovens e estudantes que ainda não sabem por onde iniciar essa jornada”, destaca.
Desde sua fundação, o CIEE tem sido um pilar na capacitação profissional de jovens e adolescentes, já tendo inserido mais de 7 milhões de brasileiros no mercado de trabalho. A ONG também mantém uma série de ações socioassistenciais voltadas para a promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento profissional da juventude brasileira.