Juazeiro do Norte : Cearense atingido por aparelho de academia projeta futuro: "Quero andar"

Blog do  Amaury Alencar
0



Registros de Regilânio hospitalizado após o acidente, em agosto último, e ao lado da esposa, em fevereiro deste ano
Registros de Regilânio hospitalizado após o acidente, em agosto último, e ao lado da esposa, em fevereiro deste ano Crédito: Reprodução/Instagram

A duas semanas de completar 43 anos de idade e oito meses após ser atingido por uma carga de 150 kg num aparelho de academia, que lesionou gravemente sua coluna, o cearense Regilânio da Silva Inácio lida com a recuperação física, as necessidades financeiras e familiares e os desejos para o futuro.

Motorista de aplicativo antes do acidente, ele está atualmente desempregado, assim como a esposa, que largou os dois empregos que tinha antes para cuidar do marido. Doações arrecadadas por familiares, colegas, amigos e internautas ainda auxiliam a família, moradora de Juazeiro do Norte, no Cariri, a 489,2 quilômetros (km) de Fortaleza.

Régis, como é conhecido, também recebe benefício previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar disso, ele sublinha que a família se “vira com o que dá para se virar”. Ele pontua as despesas de casa e as despesas escolares dos três filhos como preocupações significativas.

Além de lidar com as questões financeiras, Regilânio foca na recuperação do acidente. Ele pratica fisioterapia quatro vezes por semana e precisa de andador, bota imobilizadora e bicicleta elétrica para o dia a dia.

Ele foi frequentador assíduo de academias por seis anos, antes do acidente. Retornar ao ambiente de musculação, em dezembro passado, apenas quatro meses após sofrer a lesão, foi mais um desafio: “Tinha muita vontade, mas por dentro tinha aquele medo de sofrer outro acidente. Tive que lutar contra meu próprio medo, foi mais uma batalha que venci”.

Hoje, os exercícios dele são voltados ao fortalecimento de tronco e ao ganho de força nos braços, pontos emergentes na recuperação física. Perguntado sobre futuro, Regilânio lista dois sonhos: musculação ou fisiculturismo.

“Minha prioridade é minha recuperação. Quero voltar a andar. Caso esse sonho venha a interferir, vou priorizar a recuperação”, concluiu ele.

Acidente de Regilânio da Silva: como aconteceu?

Câmeras da academia onde Regilânio treinava registraram o instante, em 4 de agosto último, em que uma máquina de agachamento de 150 quilos (kg) se desprendeu. Sentado na base do aparelho, ele foi atingido, lesionando a coluna e a medula e reduzindo a chance de andar para 1%.

Pouco antes, ele havia feito uma sequência de exercícios e, em seguida, após acionar o travamento, ampliou a carga com mais duas anilhas.

Regilânio foi atendido pelo Hospital Santo Antônio, em Barbalha. Ao receber alta, em 10 de agosto, foi aplaudido por familiares e profissionais de saúde. “Muito obrigado por toda a força que vocês me deram”, disse ele.

Acidente de Regilânio da Silva: como é a recuperação?

Em publicação nas redes sociais no dia 22 de novembro de 2023, ele foi visto engatinhando pela primeira vez, durante uma sessão de fisioterapia — à época, ocorria de segunda a sexta. “Nunca pensei que engatinhar fosse tão difícil”, comentou.

O motorista anunciou, no dia 26 de novembro, ter recuperado parte da sensibilidade em suas pernas, conseguindo sentir o toque na parte externa das coxas. Em 1º de dezembro, Regilânio foi filmado dando os primeiros passos.

“Só tenho a agradecer a Deus, à minha guerreira e a todos os fisioterapeutas que me acompanham nessa batalha”, declarou ele.

Dezessete dias depois, o homem retomou a prática de exercícios físicos, quatro meses após o acidente. Ele contou com o apoio de profissionais da nova academia, que oferece acessibilidade para pessoas que usam cadeira de rodas.

“Para mim é uma felicidade muito grande, mais uma conquista, mais um passo que estou dando em minha recuperação”, celebrou Regilâneo, em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri em 20 de dezembro.

“Essa academia foi a que mais achei acessível para cadeirante. Tem um botão que posso apertar caso precise chamar algum pessoal para me orientar”.


                                      Blog do Amaury Alencar o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)