Polícia Federal fecha rádio pirata em Quixeramobim

Blog do  Amaury Alencar
0

A Polícia Federal deflagrou a Operação Sintonia Errada, na manhã desta sexta-feira (15), com o objetivo de interromper operação clandestina de emissora de radiocomunicação no Ceará. Um mandado de busca e apreensão expedido pela 23ª Vara Federal está sendo cumprido na sede da emissora em Quixeramobim.


 As investigações se iniciaram a partir de fiscalização da Anatel, que levantou o funcionamento ilegal da emissora de rádio, sem autorização estatal no distrito de São Miguel, sendo constatado que o responsável pela operação clandestina é reincidente no crime em apuração.

Na operação, que contou com participação da Anatel, foram apreendidos equipamentos utilizados na transmissão ilegal, mídias e documentos que vão instruir o inquérito policial.

O investigado pode responder pelo cometimento do crime de desenvolvimento clandestino em atividades de telecomunicação, com penas de até quatro anos de prisão e multa, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados, a partir da análise do material apreendido. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

Outras denúncias – Este caso não é fato isolado no Ceará. No município de Massapê, na zona norte do Ceará, a rádio pirata Marques Novo Tempo FM (105,9 FM) há anos vem desafiando a Anatel, utilizando radiofrequência FM sem licença de funcionamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

A Portaria 4.472, de 27 de dezembro de 2018, declarou perempta – ou seja, sem amparo jurídico legal – a autorização outorgada à Associação Comunitária Raimunda Cleonice Linhares para executar o serviço de radiodifusão comunitária em Massapê, em razão de não ter apresentado, no tempo legal previsto, o requerimento de renovação da outorga. Na prática, a concessão para operar deixou de existir e, portanto, a emissora atua à margem da lei como uma rádio pirata.

Embora insista em se autodenominar rádio comunitária, apenas as que se enquadram nessa categoria são as emissoras que atendem às exigências legais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)