A prefeitura municipal de Santana do Cariri endossou a luta pela paralisação das atividades da gestão publica municipal, neste dia (30), em alusão ao movimento deflagrado pela Associação dos municípios do Ceará (APRECE), e pela confederação Nacional dos Municípios, conforme disse a redação do Blog do Amaury Alencar, o prefeito Samuel Cidade Werton.
de Acordo com o Gestor, A estagnação do repasse do FPM diante do aumento de despesas, inflação, folha de pessoal e previdência, somada a desoneração do ICMS dos combustíveis, torna a situação insustentável, levando ao colapso financeiro.
Segundo ele, Para este mês de agosto, a previsão é a de fechar com o recurso 15% menor que no mesmo período do ano passado, fato que em muito nos preocupa, e isso é o que está nos levando a participarmos deste protesto para chamarmos a atenção da sociedade Santanense, e do Governo Federal para as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município com a oscilação nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e previsão de queda para o mês de agosto.
Samuel , foi categórico ao afirmar Serão mantidos apenas os serviços considerados de natureza essencial, especialmente nas áreas da saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública. A ideia é cobrar do Governo Federal agilidade para encontrar soluções capazes de dar fôlego financeiro ao município, destacou ele.