Onélia Santana empossa membros do Comitê da Infância de Barbalha

Blog do  Amaury Alencar
0

  


                                                                             foto FM ATITUDE 


Para fortalecer o protagonismo infantil e a cidadania das crianças cearenses, a Secretaria da Proteção Social (SPS), empossa nesta terça-feira (11), às 15h, os membros do Comitê da Infância do Complexo Social de Barbalha. O evento ocorrerá com a presença da titular da SPS, Onélia Santana, que vai dá posse aos 12 titulares e seis suplentes do Comitê. Os participantes têm entre 6 e 11 anos.

Comitê

A participação das crianças é uma ação prevista no Marco Legal da Primeira Infância e formar os comitês da infância nos complexos sociais é uma forma de cumprir o preceito legal. Mas esta ação vai além, pois possibilita o protagonismo infantil e a consciência cidadã de nossas crianças. 


É participando que a criança vai descobrindo e desenvolvendo habilidades, além de se tornar corresponsável pela oferta e melhoria do equipamento, sendo um sujeito de direito com participação no processo decisório. 


Ao contribuir com a consciência cidadã de nossas crianças estamos plantando a semente do cidadão do futuro, capaz de expressar e conquistar os seus direitos e ciente dos seus deveres, contribuindo para uma sociedade melhor, mais justa, menos desigual e com oportunidades para todos.


Algumas propostas apresentadas na campanha:

  • trabalhar o bullying 

  • Proteger as crianças 

  • Fazer um jardim de flores

  • Tempo para leitura

  • Respeito à diversidade

  • Aumentar as vagas de oficinas como violão e gastronomia kids


No Complexo de Barbalha, são 12 titulares e seis suplentes. Barbalha terá a primeira posse das crianças no comitê de participação. Cada mandato é de um ano, permitida a recondução. 


Em cada Complexo Social Mais Infância, será criado um Comitê da Infância, com o objetivo de:

– garantir o direito de participação das crianças

– fortalecer o protagonismo infantil

– desenvolver a cidadania, através da construção de espaços de participação e diálogos

– planejar espaços públicos pensando nas crianças, a partir das ideias sugeridas por elas 

– ouvir as crianças sobre questões como o fortalecimento da democracia, o combate das desigualdades e a exclusão social. 


Para participar dos comitês, é preciso: 

– ter idade entre 06 e 11 anos; 

– ter 70% de presença e pontualidade nas atividades da Unidade; 

– estar matriculado e frequentando a escola

– manter atualizado o cartão de vacina; 

– apresentar comportamento respeitoso com os beneficiários, instrutores e técnicos

– ter zelo pelo ambiente e equipamentos da Unidade.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)