Ceará deve ter ocupação hoteleira próxima de 80% em julho

Blog do  Amaury Alencar
0

 A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) divulgou recentemente as estimativas para o período de alta estação neste mês de julho. Confirmando as tendências mostradas em pesquisas anteriores, o território cearense deve apresentar uma variação positiva de 6,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidos 286 mil visitantes. Neste ano, espera-se que cerca de 305 mil turistas venham ao estado apenas durante o mês de férias. “Temos ótimas expectativas por diversos fatores, como nosso aeroporto, a qualidade de atrativos e a excelente oferta hoteleira”, justificou a titular da Setur, Yrwana Albuquerque.

Foto: Governo do Ceará

Anteriormente, o índice da plataforma de viagens Decolar, que se baseou na procura por passagens aéreas no site e no aplicativo, já havia destacado Fortaleza como o principal destino internacional para o mês de julho. A Setur, por sua vez, também divulgou que o Aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, é, atualmente, o terceiro do Brasil no ranking de voos programados para o período. Desse modo, a capital fica atrás apenas de cidades como Porto Alegre e Rio de Janeiro. Com a alta demanda, a companhia aérea Latam, inclusive, precisou ampliar de cinco para sete o número de voos que ligam São Paulo/Guarulhos ao Aeroporto de Jericoacoara, que dá acesso a uma das principais praias do estado.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos próximos dias, 575 mil passageiros devem passar pelo aeroporto local, um aumento significativo se comparado com os 547 mil registrados em 2022. A taxa de ocupação hoteleira prevista em todo o estado, por sua vez, é de aproximadamente 80%. A Secretaria do Turismo prevê que a receita turística das férias de julho alcance a cifra de  R$ 1.1 bilhão, o que corresponde a um aumento de 17,9%.

O incremento na movimentação não está restrito às viagens de avião. Há uma expectativa de que  sejam contabilizados 230.000 passageiros pelos terminais rodoviários da capital, um crescimento de 31% em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, são esperadas cerca de 6.500 partidas para diversas cidades do Ceará e outros estados. A empresa Socicam, que administra os terminais, revelou que, em território cearense, os destinos mais procurados até o momento são Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Quixadá e Crato. Sozinho, o Crato deve ter uma movimentação acrescida em 76% por conta do Festival Expocrato.

Grandes eventos do setor do entretenimento também devem impactar na movimentação de turistas em Fortaleza. De acordo com Yrwana Albuquerque, o Fortal deve trazer visitantes de dentro e de fora do Brasil. “O Fortal é um evento tradicional na cidade, que está completando 30 anos. Ao longo dessas três décadas o evento influenciou muito na atividade turística”, pontua.

Visitantes internacionais

Na semana passada, a Setur anunciou diversas novidades sobre a malha aérea internacional do estado. Além da retomada do voo que liga Fortaleza a Buenos Aires, na Argentina, também foi informado sobre a implementação de uma rota direta entre a capital cearense e a cidade de Bogotá, na Colômbia. Além disso, a Setur detalhou que julho é importante para o fluxo internacional, uma vez que coincide com o período de verão no continente europeu. A titular da secretaria destaca que a temporada de ventos também é um importante atrativo para o período.

Nesse contexto, a pasta prevê um crescimento de 21,1% na quantidade de turistas internacionais no estado no mês de julho. “Fizemos um primeiro semestre de muita promoção do destino Ceará em mais de dez países. Isso nos dá segurança de projetar bons números, com ganhos para toda cadeia produtiva do turismo”, explica Albuquerque.

Por Yasmim Rodrigues

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)