Chaval : Quase 600 caixas com cigarros contrabandeados são apreendidas na carroceria de carreta

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Motorista conseguiu fugir do local. Carga foi enviada para Receita Federal de Sobral, cidade vizinha.  — Foto: PRF-CE

Motorista conseguiu fugir do local. Carga foi enviada para Receita Federal de Sobral, cidade vizinha. — Foto: PRF-CE



Um carregamento com 595 caixas de cigarro contrabandeado foi apreendido no município de Chaval a 402 km de Fortaleza. Ação ocorreu no posto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), localizado na rodovia CE 085/BR-402, divisa entre os estados do Ceará e Piauí. Os cigarros foram encontrados na carroceria do veículo. Ninguém foi preso.


Embora a ocorrência tenha sido registrada na última quinta-feira (1º), devido alguns trâmites e procedimentos administrativos, a carga ilícita foi entregue e a ocorrência informada nesta quarta-feira (7), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE).


Segundo relatos dos fiscais da Sefaz, o veículo foi abordado na zona rural do município de Granja, próximo ao distrito de Timonha, na localidade de Pitbull. O motorista do caminhão conseguiu fugir do local, abandonando o veículo em uma estrada vicinal.

De acordo com a PRF-CE, após verificações nos sistemas disponíveis, os agentes confirmaram a identidade do condutor. As investigações estão em andamento para localizar e prender o suspeito pelo contrabando. Durante a verificação da carga, os fiscais constataram que o compartimento de carga estava completamente preenchido com caixas de cigarros da marca Mix.

A carga apreendida, composta pelos cigarros contrabandeados, foi destinada à Receita Federal em Sobral, cidade proxima ao local da apreensão. Lá, os produtos serão incinerados, seguindo os procedimentos legais para o descarte adequado de produtos ilícitos. PRF afirmou que a infração resultará em um auto administrativo com aplicação de multas e apreensão do veículo utilizado no transporte da carga ilegal.


Fora dos padrões sanitários


Os cigarros contrabandeados da marca Mix são originários de fabricação ilegal e não atendem aos padrões e regulamentações sanitárias estabelecidos pelas autoridades competentes. Esses produtos, ao serem consumidos, representam sérios riscos à saúde dos usuários, uma vez que não passam por controles de qualidade e podem conter substâncias tóxicas e prejudiciais.


A fumaça produzida pela queima desses cigarros contrabandeados pode conter componentes altamente nocivos, como alcatrão, nicotina e outras substâncias cancerígenas. Além da PRF, participaram das investigações agentes da Receita Federal do Brasil e a Sefaz.


                                           G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)