Entre os dias 11 e 20 de maio de 2023, a Polícia Rodoviária Federal, por meio do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais – GECAM, com o apoio do IBAMA, Polícia Federal, Laboratório de Paleontologia da URCA – Universidade Regional do Cariri (entidade que promoveu o primeiro curso na PRF acerca de identificação de fósseis) e ONG BiodiverSE, realizou a Operação Calanguban, no Cariri Cearense.
A operação visou capacitar agentes da PRF no combate ao tráfico de fósseis e animais silvestres na região. Durante o período, foram apreendidos 14 fósseis e resgatadas aproximadamente 200 aves da fauna silvestre. Também foram realizadas palestras sobre educação ambiental em escolas da educação básica.
Aos infratores foi aplicado mais de R$ 100.000,00 (cem mil) reais em multas pelo IBAMA, além da responsabilização por crime ambiental.
Caririceara
Em relação aos fósseis, a região concentra grande área com geosítios onde são encontrados tais bens de propriedade da União, que devem ser preservados em Museus e Centros de Pesquisas para estudos do passado do planeta.