A Barragem do Trici, responsável pelo abastecimento da cidade de Tauá, chegou ao volume morto na manhã desta sexta-feira, 03 de março. O anúncio foi feito pelo Administrador do reservatório, José Mota, servidor federal do DNOCS, após a medição feita.
José Mota informou que o volume do reservatório está em 10%. De acordo com o monitoramento feito pelo DNOCS, a Barragem tem capacidade para 16,3 milhões de m³, e ontem (03), apresentava em torno de 1 milhão 600 mil m³. Ele disse que apesar do baixo volume hídrico, a água existente na Barragem, mesmo sendo de baixa qualidade, pode suportar o abastecimento de Tauá pelos próximos dois meses.
Cogerh
O monitoramento feito pela Cogerh, apresenta uma situação hídrica ainda mais grave. Levando em consideração o assoreamento, o cálculo da atual capacidade da Barragem do Trici é de 13 milhões de m³, e o volume atual é de apenas 750 mil m³, equivalentes a 5,74% da capacidade total.
Adutora do Açude Arneiroz II
O Blog do Wilrismar entrou em contato com o Escritório Regional da Cagece, sediado na cidade de Acopiara, pedindo informações sobre a situação do abastecimento de água da cidade de Tauá.
A empresa confirmou que a está mantida para a última semana de março, a previsão de início do funcionamento da adutora do Açude Arneiroz II, que passará a fornecer água para os tauaenses.
Após ser informado da situação, a reportagem foi até a Barragem do Trici na manhã de ontem (03).
Wilrismar Holanda
Assista a reportagem!