Um dos mais importantes encontros sobre MUDANÇAS CLIMÁTICAS, ocorreu
ontem no Parque do Cocó, onde ADOLESCENTES do NUCA de 30 municípios discutiram os efeitos climáticos sobre as populações, promovido pelo UNICEF - FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA através do "Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024" com apoio da "apdm.ce", que contou com a participação da Secretária Estadual da Juventude e apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
As ações ambientais trabalhadas por CRIANÇAS e ADOLESCENTES do Município de Pacujá através dos PROJETOS JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ e PROJETO JOVENS CAATINGUEIROS DA COMUNIDADE DE SÃO TOMÉ E ZIPU, vem chamando a atenção do Ceará e do Brasil, ambos projetos terão continuidade sem o apoio oficial local, com muito mais fôlego e entusiasmo.
A experiente jornalista Maristela Crispim lá estava, dando sua contribuição e soube das ações trabalhadas em Pacujá, a qual ficou entusiasmada com a participação das crianças e dos adolescentes do município, prova inconteste da capacidade, amor, respeito e compromisso com sua terra e com o Bioma Caatinga.
O vácuo do NUCA UNICEF PACUJÁ, que deveria estar presente com um casal de adolescente foi varrido pela presença do ambientalista Jorge de Moura, atendendo convite do UNICEF, lá esteve, para conferir o magno evento.
As três Manchas Verdes Urbanas da Caatinga (a 1ª infelizmente DESTRUÍDA em frente ao Estádio Pueirão, ano passado), o trabalho de Educação Para a Convivência com o Semiárido, a espetacular ação em prol do RENASCIMENTO da NASCENTE DE SÃO TOMÉ são exemplos fortes e dignos trabalhados por CRIANÇAS e ADOLESCENTES de Pacujá, Zona Norte do Ceará, graças ao trabalho de sensibilização ambiental.
O NIM INDIANO, árvore exótica, abortiva, repelente natural, invasor que está descaracterizando o Bioma Caatinga, teve maior transparência no Município de Pacujá, na administração Alex Melo, que deu integral apoio às ações ambientais realizadas no município, foi na sua administração que nasceu o Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá o qual teve forte influência sendo objeto de matérias em vários jornais, emissoras de rádio, tv, revistas, blogues e sites de notícias do País.
Ambos projetos nascidos em Pacujá, serão replicados no próximo mês de Março no Estado de Pernambuco em um município do litoral, que terá a presença do ambientalista Jorge de Moura, que ministrará as oficinas.
O projeto do Selo UNICEF, é um dos mais importantes para os municípios do Semiárido Nordestino e da Amazônia Legal, um gestor público que se preza e que tem compromisso com o povo do seu município abraça a causa, uma vez que conquistando a tão cobiçada CERTIFICAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL, as portas dos órgãos estaduais e nacionais se abrem para esses municípios e Pacujá, teve a sua 1ª conquista, na administração de Alex Melo, que teve compromisso com as Políticas Públicas Sociais voltadas para a CRIANÇA e o ADOLESCENTE do seu município.
Resta a certeza e a esperança de Pacujá continuar brilhando no setor ambiental a partir do próximo mês, com a nova administração municipal instalada, uma vez que, dia 5 de Fevereiro de 2023, haverá eleições suplementares para Prefeito e Vice, fica registrado nossa força e torcida em prol da causa.