Inacreditável? Não! Possível! Assim pensam os Jovens Caatingueiros da Comunidade de São Tomé e Zipú em relação ao Meio Ambiente onde a Mãe Natureza dá sua resposta como prêmio, aos que lutam pela preservação ambiental.
UMA NASCENTE SECOU, MORREU NA COMUNIDADE DE SÃO TOMÉ E AGORA? Foi a pergunta do jovem caatingueiro DAVI GOMES, de apenas 8 anos, que perguntou ao ambientalista Jorge de Moura, que didaticamente explicou ao pequeno grande ambientalista o passo a passo para RESSUSCITAR UMA NASCENTE morta pela incompreensão e ignorância humana.
O caso de São Tomé no Município de Pacujá não foge a regra, a maioria das nascentes são mortas através dos cortes e queimadas das árvores em seu entorno, que protege a umidade e retém a água, sem estas, consequentemente as mesmas perecerão como foi o caso.
O jovem caatingueiro pediu ajuda e teve de imediato. Com apoio dos demais integrantes e dos familiares destes, partiram para a ação rumo a recuperação dessa nascente que outrora foi a sensação do lugar e saciou a sede dos seres humanos, animais, pássaros, insetos polinizadores entre outros.
Várias ações trabalhadas a quatro mãos foram realizadas sempre com o olhar atento do ambientalista Jorge de Moura. As crianças, adolescentes com apoio de seus pais e do também ambientalista Léo Carvalho e Antonio Carlos colocaram a mão na massa, plantaram dezenas de árvores nativas da Caatinga e árvores frutíferas adaptadas precoces além de plantas ornamentais entre as quais roseiras, para dar um charme especial ao local.
O pequeno caatingueiro e ambientalista DAVI GOMES tinha outro objetivo para ele um sonho: "ver erguida no local uma GRUTA DE PEDRA em Homenagem a NOSSA SENHORA DE LOURDES", como agradecimento as benesses recebidas, ele com uma FÉ de Jó, tinha certeza, caso a gruta fosse erguida, a NASCENTE renasceria e eis que surge o MILAGRE DA NATUREZA: com a plantação das árvores nativas, frutíferas e as plantas ornamentais e com o trabalho de assepsia realizado pelo pai do pequeno Davi Gomes, recebemos a pouco a notícia de que, o local da nascente dá sinais de água, bendita e sagrada água da NASCENTE DE SÃO TOMÉ sob olhar da Virgem Maria Senhora de Lourdes, imagem doado pelo casal EXPEDITO NASCIMENTO ex prefeito de Piquet Carneiro e Diretor de Assuntos Institucionais da APRECE - ASSOCIAÇÃO DOS PREFEITOS DO ESTADO DO CEARÁ, que irá comparecer com sua esposa, Dona GRAÇA, a inauguração da Sagrada Gruta.
Ouvindo o ex prefeito ALEX MELO que priorizou o Setor Ambiental e o Selo UNICEF do qual o município pela 1ª vez na sua história foi laureado e foi na sua gestão que nasceu o PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ uma referência no Semiárido Nordestino ele se diz maravilhado com a ações das CRIANÇAS e dos ADOLESCENTES do Município de Pacujá que mostram força e respeito a Natureza e ao Bioma Caatinga. O caso do renascimento da NASCENTE DE SÃO TOMÉ, teremos que comemorar em grande estilo, é um feito inédito no Brasil e que esta lição sirva de exemplo para outras comunas do Semiárido Nordestino, que este exemplo de São Tomé e do Zipú, ecoe Brasil afora, é um fato inédito na história contemporânea do Ceará e quiçá do Brasil.
E por último, o ambientalista Jorge de Moura nos informou que o exemplo das CRIANÇAS e dos ADOLESCENTES das comunidades de São Tomé e do Zipu será amplamente divulgado no Brasil e no Exterior, há recursos assegurados para a CULMINÂNCIA desse exitoso projeto comunitário, o mesmo terá continuidade porque uma comunidade quando se em prol de um bem maior, é mais forte do que se pensa.
Próxima semana, o Projeto Jovens Caatingueiros da Comunidade de São Tomé e do Zipú, estará recebendo as últimas peças sacras que irão adornar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, dando-lhe um toque de beleza, suavidade e de magia. Este local, em breve, se tornará a MECA DE ORAÇÕES REGIÃO, pois já temos a comprovação de uma importante graça alcançada por uma devota, que conseguiu se restabelecer de uma séria cirurgia sofrida, Nossa Senhora de Lourdes a poupou, dando-lhe a vida e saúde. Um feito extraordinário para quem trabalha com lisura respeitando o coletivo.
Este feito em Pacujá-CE, será informado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente-SEMA, SEMACE, Universidade Federal do Ceará-UFC, Universidade Estadual do Ceará-UECE, FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA-UNICEF, Fundação Bernardo Feitosa-FBF, Ministério do Meio Ambiente e ao Governo do Ceará. E VIVA O MILAGRE DA NATUREZA DA GRUTA DE SÃO TOMÉ! Nosso Projeto é coletivo, feito para a comunidade e trabalhado de forma coletiva, todos tem voz e tem vez. Destaca eufórico o ambientalista Jorge de Moura que finaliza: SOMOS FORTES PORQUE TRABALHAMOS UNIDOS E COM DECÊNCIA!!!