Camilo Santana agradece presidente eleito Lula por convite para Ministério da Educação: 'Sinto-me honrado'

Blog do  Amaury Alencar
0



Presidente eleito Lula convidou o cearense Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação. — Foto: Redes sociais/Reprodução


O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), agradeceu o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Educação (MEC). Camilo foi eleito senador pelo Ceará no pleito de 2022, mas aceitou o chamado para ser parte dos ministros do próximo governo federal.


"Sinto-me honrado com a missão dada pelo presidente Lula para comandar a pasta da Educação. Um grande desafio, que abraço com toda determinação para fazer o melhor", publicou Camilo.


"Com muito diálogo, quero estar de mãos dadas com estados e municípios, num grande pacto nacional pela educação, para recuperarmos o tempo perdido, sobretudo na educação básica", disse o próximo ministro da Educação.

A primeira suplente de Camilo, ex-deputada Augusta Brito (PT), pode assumir a vaga cearense no Senado. A segunda suplente é

"Só acredito no crescimento de um país, de forma justa e sustentável, quando a educação é tratada como prioridade absoluta, com mais oportunidade para os jovens", complementou Camilo.


Quem é Camilo Santana

Camilo Santana — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Camilo Santana — Foto: Fabiane de Paula/SVM


 O senador eleito aceitou ao convite do presidente Lula em meio a uma divergência de escolhas, uma vez que o nome da atual governadora do estado, Izolda Cela, também era cotado para a Pasta. Agora, a atual chefe do Executivo cearense deve assumir o cargo de secretária nacional de Educação Básica. No governo estadual, Elmano de Freitas foi eleito para o próximo mandato.

Nascido no Crato, região do Cariri, Camilo Santana é professor formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e tem mestrado em desenvolvimento e meio ambiente pela mesma instituição. Ainda na universidade, Camilo demonstrou a aptidão para a carreira política sendo eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.


Nas primeiras candidaturas a cargos públicos, Camilo tentou ser prefeito de Barbalha, também no Cariri, em 2000 e 2004, mas não teve sucesso em nenhuma das disputas — superado por Edmundo de Sá Filho no ano de 2001.

Servidor público federal concursado, ocupou de 2003 a 2004 o cargo de superintendente do Ibama no Ceará. Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Em 2010, foi eleito o deputado estadual mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes.


                           G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)