BIOMA CAATINGA E SEMIÁRIDO: "TRABALHANDO E CONSTRUINDO INTELIGÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA QUE NO FUTURO, NÃO SE TORNEM IGNORANTES QUANTO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS"

Blog do  Amaury Alencar
0









O trabalho de conscientização ambiental no Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará tem sido árduo, porém, compensador pelos resultados já visíveis por esses lados de cá.

O mobilizador de adolescentes do NUCA UNICEF PACUJÁ Elenilson Gouveia Carvalho, o Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 Jorge de Moura e o também ambientalista Antonio carlos de Abreu formam o trio que Pacujá necessitava, arregaçaram as mangas, caíram em campo e hoje colhem os frutos plantados, bem plantados num terreno árido de conhecimentos onde muitos, sem conhecer o mínimo do que seja Bioma Caatinga, a sua FAUNA e sua FLORA e Semiárido, tecem sem terem o menor escrúpulos do que significa sua ignorância, emitirem conceitos errôneos sobre as espécies nativas. 

O melhor dos resultados vem do trabalho de conscientização ambiental implantado no Município dia 25 de Agosto de 2017, quando se implantou o PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ, um referencial no Semiárido Nordestino e um Projeto Inovador, cujos resultados positivos é medido pela radical mudança de comportamento ambiental, que é um dado positivo, é comemorado a nível municipal pelos resultados alcançados. Matérias jornalísticas, prêmios e reconhecimento regional, calam vozes da ignorância.

Ontem, na comunidade do BOM GOSTO os jovens ambientalistas interagiram, mostraram o que aprenderam, enumeraram feitos. Receberam mais uma vez sementes de espécies nativas da Caatinga que foram e serão plantadas por eles. Conheceram diversas EDIÇÕES do UNICEF, SEMA, SEMACE, MMA, etc., banco de dados para pesquisas assim, seguirão firmes no propósito de abraçarem os futuros desafios e se tornarem MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, com conhecimento de causa, serão moldados através das atividades teóricas e práticas, que é roteiro no município. 

As Escolas da Rede Municipal de Ensino com o irrestrito apoio da SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, são VERDADEIRAS COLMEIAS DOS ENSINAMENTOS AMBIENTAIS EM PACUJÁ, elas se fazem presentes em todas as ações de cunho ambiental, o que sempre foi a garantia do êxito desse trabalho em prol da sustentabilidade ambiental.
Redução do consumo de energia elétrica, redução do consumo d'água, plantação de árvores nativas da caatinga e fruteiras adaptadas tem sido uma constante no município. Derrubadas de árvores, queimadas, uso de agrotóxicos/venenos e poluição tem sido debatido de forma didática e direta. Dessa forma, a comunidade vai contribuir para combater os efeitos climáticos melhorando a temperatura, cujo calor nos dias de hoje está insuportável.

Outra ação do Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá, Projeto Jovens Caatingueiros das Comunidades de São Tomé e Zipú e NUCA UNICEF PACUJÁ, será a elaboração de um documento a ser enviado a municipalidade, alertando sobre a ARBORIZAÇÃO URBANA na sua maioria com nim indiano o que é errôneo por tratar-se de uma árvore exótica e nociva ao Bioma. Faz-se necessário uma urgente ação de arborização na cidade com espécies nativas de médio porte e arbustos. A cidade está ficando deserta com os constantes cortes do nim indiano que está prejudicando residências, ruas estão ficando despovoadas do verde o que será altamente negativo para a população, esta não irá resistir o calor.

LASTRO POSITIVO - Desde o ano de 2017, que a municipalidade vem distribuindo mudas de espécies nativas e fruteiras precoces para a população o que soma-se a cifra de mais de 10.000 espécies distribuídas o que é um ganho espetacular para o Bioma Caatinga. Nasceram Manchas Verdes Urbanas da Caatinga no município, que é saudado como ações exitosas e inovadoras sendo o maior de todos os ganhos, a radical mudança de comportamento ambiental. E dessa forma, combateremos a ignorância quanto o Bioma Caatinga, sua fauna e sua flora. Finaliza, o ambientalista Jorge de Moura Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 e secretário adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)