Fortalecer políticas voltadas para as juventudes e o reforço das ações culturais foram compromissos assumidos por Elmano Freitas governador, Jade Romero vice-governadora e Camilo Santana senador, nesta segunda-feira (19), em encontro com representantes dos segmentos no Comitê Central da coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, em Fortaleza. Na oportunidade, foram lidas as cartas da Juventude e da Cultura com as pautas defendidas.
Elmano governador disse que quer alcançar 60 mil jovens espalhados no Ceará para começar o trabalho e intensificar a valorização da cultura e da juventude. "Não é um trabalho para a juventude, é um trabalho da juventude, com jovem ambientalista, jovem do esporte e jovem da cultura para fazermos nas comunidades da periferia dos nossos municípios. Nós queremos a nossa juventude como sempre foi - protagonista de um mundo novo, de novos valores, de nova sociedade. E o nosso governo é para abrir as possibilidades deste trabalho da juventude", ressaltou o futuro chefe do Executivo estadual.
Governador do Ceará por sete anos e três meses, Camilo Santana destacou diversas ações que realizou em prol da juventude e da cultura, a exemplo das escolas em tempo integral, entrega de tablets e chips de internet, interiorização de equipamentos culturais, construção de areninhas, programa Agente Jovem Ambiental, dentre outros. O futuro senador pediu que todos sigam firmes até o dia da eleição para eleger o melhor projeto para o estado. "Que vocês possam ser nossas vozes e pernas até o dia 2 de outubro. Que a gente vá às ruas conversar com os amigos, colegas de escola, de trabalho, de bairro e familiares para dizer a oportunidade histórica que nós temos nas mãos nessa eleição", reforçou Camilo.
Trabalhar para dar mais oportunidades a esses segmentos será uma realidade na gestão de Elmano governador, ressaltou Jade Romero. "A política de juventude vai ser prioridade no nosso governo. Tudo aqui que foi lido da carta é exatamente aquilo que está dentro do nosso plano de governo. Vamos à luta construirmos as políticas de juventude, cultura e mulheres", disse a próxima vice-governadora.
A universitária Cida Rodrigues, 20 anos, é egressa da rede pública estadual e hoje cursa filosofia na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além da vida estudantil, a jovem realiza trabalhos comunitários com a juventude e deseja que o Ceará siga avançando com Elmano governador Camilo senador para que outros tenham a mesma chance. "Tive essa oportunidade de estudar em uma escola profissionalizante. Hoje, atuo muito com a juventude e o que quero para continuidade é que outras pessoas tenham essa mesma oportunidade, ainda mais porque são cursos diversos em áreas que hoje em dia estão tendo uma oportunidade muito grande de emprego, então, de fato, os jovens podem ter um aproveitamento muito grande disso", afirmou Cida.