Sebrae lança projeto de desenvolvimento turístico para Região Centro-Sul do CE

Blog do  Amaury Alencar
0

 Turismo: articuladora do Sebrae, Neyla Primo posa em frente a uma parede azul com o logo da instituição. Ela é uma mulher branca, jovem, de cabelos escuros, longos e lisos. Está sorrindo para a câmera.

Neyla Primo, articuladora do Sebrae (Foto: Divulgação)

Com o intuito de lançar uma rota turística que contemple os municípios de Iguatu, Jucás, Orós e Icó, contribuindo para o fortalecimento da economia local, o Sebrae lançou, nesta semana, um projeto de desenvolvimento turístico para a Região Centro-Sul do Ceará. O planejamento surge a partir de uma série de estudos que mapeou os principais atrativos de cada cidade, por meio de uma parceria com as prefeituras.

Segundo Neyla Primo, articuladora do Escritório do Sebrae na Região Centro-Sul do Ceará, em cada município será explorado o ponto de maior destaque turístico. Em Iguatu, o foco será ampliar o já bem desenvolvido turismo gastronômico; em Icó, divulgar os destinos históricos; em Orós, promover o turismo ecológico; e em Jucás, o religioso. 

A ideia é que, além de colocar como destino, cada município divulgue também os potenciais das demais cidades próximas, incentivando o turista a percorrer um roteiro com diversas paradas. Outro dos principais objetivos do projeto é qualificar equipamentos dos setores de Alimentação Fora do Lar e Meios de Hospedagem para receber novos turistas na nova fase da Região como destino turístico.

“De forma indireta, também atenderemos outros segmentos, como o de produtores rurais, através da conexão entre o que é produzido na Região e os pequenos negócios desses municípios. Outro setores, como o de serviços e logística, também serão trabalhados no projeto”, comenta Neyla Primo.

O programa também busca resgatar e valorizar a cultura local. Entre as ações previstas está a identificação da iconografia de cada município, para que os grupos de artesãos possam produzir e apresentar peças para venda em equipamentos turísticos. A estratégia tem como base o novo perfil do turista brasileiro, que tem buscado viagens a curta distância e conhecido mais municípios e estados próximos.

Para Neyla Primo, essa é a oportunidade de cidades que possuem bons roteiros, mas ainda não estão nas rotas principais de turismo dos estados, se destacarem e fortalecerem sua economia. “O grande legado que a gente quer deixar é o sentimento de pertencimento e valorização dos pequenos negócios e, principalmente, da cultura local”, conclui.

Turismo: confira atrativos dos municípios contemplados

IGUATU

No maior polo econômico da região, se destacam: Centro de Lazer Celso Montenegro – 7 de setembro, inúmeras praças, Ponte Demócrito Rocha, Ponte Metálica (Trem), Complexo Turístico do Trussu, Alto do Juca, Ilha da Amizade, Igreja e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Matriz de Senhora Santana (antiga Sé Catedral), e lagoas como as do Baú, Bastiana, da Telha, do Barro Alto, do Saco, Riacho Antônio e o Rio Jaguaribe.

JUCÁS

O turismo religioso gira em torno da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Está prevista, inclusive, a construção de um grande santuário que também servirá como equipamento turístico.

ORÓS

Aqui, o foco são os esportes naúticos a partir do Açude Orós, localizado no leito do rio Jaguaribe e cuja história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam, dizimando um número grande de pessoas e animais, até que surgiu, como solução, o represamento do rio Jaguaribe, numa forma de fazê-lo perene. Foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas em 1961.

ICÓ

Com seus casarios antigos e preservados que datam da primeira metade do século XVII, a cidade possui um projeto urbanístico único, com ruas bem traçadas e retas (delimitando quadras relativamente uniformes), praças bastante amplas e prédios públicos. O sítio nuclear situa-se entre as atuais ruas: 7 de Setembro, Ilídio Sampaio e Benjamin Constant, fechando-se ao lado leste com a praça principal.

                                 o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)