Ato em defesa da democracia ocorre em Fortaleza nesta quinta-feira, 11

Blog do  Amaury Alencar
0


Ato em defesa da Democracia, na Praça da Bandeira, em Fortaleza no dia 11 de agosto de 2022.(fot...

Ato em defesa da Democracia, na Praça da Bandeira, em Fortaleza no dia 11 de agosto de 2022.(foto: Israel Gomes / O POVO)



Um ato em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro ocorre na Praça da Bandeira, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 11. No local, será lida uma carta em defesa da democracia que foi organizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A previsão é de que ações similares ocorram em pelo menos 50 cidades de todos os estados brasileiros ao longo deste dia.

Na Capital cearense, manifestantes protestam contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) após o chefe do Executivo insistir em atacar o processo eleitoral no País. A organização do evento está a cargo do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc-Sindicato), juntamente com movimentos como a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidades estudantis, dentre outros.

Luciano Simplício, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-CE), avalia que a postura de Bolsonaro gera um “risco” à democracia e diz que as manifestações são feitas por “democratas, em geral, exatamente dizendo o que queremos, que é democracia”.

 Presente no local, o deputado estadual Renato Roseno (Psol) também comentou o significado da reunião. “O que nos move aqui é a defesa de valores democráticos. Independentemente de partidos, de ideologia, o que deve fundamentar a nossa participação aqui é o compromisso com os valores e com a cultura democrática. Não podemos nos amedrontar diante de uma escalada de tentativas de deslegitimação do sistema eleitoral”, pontuou.

Um segundo momento, com realização de ato cultural, deve ocorrer ainda hoje na Praça da Gentilândia, a partir das 16 horas. A carta em defesa da democracia, dos tribunais superiores e do Estado Democrático de Direito organizada pela USP é uma resposta aos ataques sistemáticos feitos pelo presidente e agora candidato à reeleição Jair Bolsonaro.


                             o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)