Governadora Izolda se reúne com investidores e projeto da primeira refinaria do Pecém avança

Blog do  Amaury Alencar
0

 

REUNIAO COM A EMPRESA NOXIS ENERGY MULTINACIONAL RESPONSAVEL PELA IMPLANTACAO DA REFINARIA DE PETROLEO DO PECEM (RPP); ECONOMIA; SEDET; FOTO © CARLOS GIBAJA/ GOV DO CEARA

Mais um passo importante foi dado nas articulações para construção da primeira refinaria no Complexo Industrial e Portuário do Pecém nos Municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. A nova fase de entendimentos trouxe a Fortaleza os representantes do grupo responsável pelo empreendimento que passaram dois dias no Ceará e se reuniram com a Governadora Izolda Cela (PDT).

Izolda, ao lado do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, e da Diretora Executiva da Indústria da pasta, Roseane Medeiros, recebeu o co-investidor e diretor da Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP), Gabriel Debellian, o CEO da RPP, Márcio Dutra, e o co-investidor e advogado israelense Richard Robert. .

De acordo com a Governadora Izolda Cela, a Refinaria de Petróleo do Pecém está na fase de desenvolvimento de projeto e aguarda as licenças ambientais para serem iniciadas as obras de construção. “Estamos aqui à disposição para facilitar a instalação de indústrias e investimentos que gerem emprego e renda aos cearenses”, destacou Izolda, entusiasta do projeto da refinaria que teve as primeiros estudos realizados no Governo Cid Gomes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estima que a refinaria produzirá 100 mil barris/ano de combustíveis marítimos e, na fase de construção, deverá gerar 3 mil empregos. Os cálculos indicam, ainda, que, em funcionamento, serão 150 empregos diretos altamente qualificados. A previsão é de que a refinaria entre em operação no ano de 2027.


SONHO ANTIGO A CAMINHO DA REALIDADE

Para o secretário Maia Júnior, o avanço das negociações mostra que um sonho antigo pode se transformar em realidade. Maia lembrou que abrigar uma refinaria de petróleo é uma intenção antiga do Ceará. “Há décadas, os governantes tentam atrair uma refinaria e, desta vez, acredito que o avanço no processo é a boa governança que o Estado vem demonstrando e a logística bem estruturada, tendo como exemplo o Complexo do Pecém”, observou Maia Júnior.

O entusiasmo com os estudos para o empreendimento está, também, nas declarações dos investidores: “Estamos muito entusiasmados com tudo que encontramos no Ceará. Um Estado que oferece todas as condições necessárias para os negócios, desde o time de profissionais à infraestrutura adequada do Porto do Pecém e da Zona de Processamento de Exportação”, observou o CEO Márcio Dutra.

“Esperamos obter sucesso com esse primeiro projeto e já estamos avaliando novos investimentos no Estado”, declarou Richard Robert, co-investidor israelense da RPP. De acordo com os investidores, há possibilidades de instalar uma biorefinaria no Pecém e uma usina para converter hidrogênio em amônia.

“São inúmeras possibilidades de negócios já que podemos contar com uma excelente área para nossas instalações na ZPE”, disse Gabriel Debellian, diretor da RPP.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)