Visando proporcionar maior conhecimento sobre a biodiversidade da caatinga e promover a conscientização das crianças sobre a importância da preservação ambiental, o projeto “No Clima da Caatinga”, que é realizado pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, lançou uma nova edição do material didático “Meu Caderno Catingueiro”.
O caderno será entregue para crianças em escolas localizadas na área de atuação da associação, ou seja, na divisa dos municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí. Dentro do material, os pequenos encontrarão figuras para colorir, caças-palavras, palavras-cruzadas e outras atividades. O livro, que aborda temáticas como a fauna e a flora da caatinga, a cadeia alimentar, a coleta seletiva e diversos outros assuntos ambientais, também pode ser adquirido gratuitamente no site do projeto “No Clima da Caatinga”.
Para a coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga, Marília Nascimento, o material tem o poder de estimular a criatividade das crianças no uso das cores e permite aprimorar a coordenação motora fina ao colorir os desenhos. “Essa ferramenta tem o objetivo de desenvolver público infantil a admiração pela caatinga por meio da divulgação de sua riqueza biológica, estimulando o respeito e o cuidado na interação com a natureza. A utilização do caderno tem potencial para envolver toda a família na leitura das histórias e resolução das atividades”, detalha.
Ela explica ainda, que o caderno surgiu ao perceber-se a necessidade de suprir a lacuna de ferramentas educativas para a primeira infância contextualizadas à caatinga. “Nessa fase do desenvolvimento infantil devem ser trabalhadas a nutrição, a motricidade e o fortalecimento dos vínculos afetivos que envolvem a criança. O material surge então como uma possibilidade de desenvolver alguns desses aspectos”, pontua.
Nesse contexto, Marília Nascimento defende que quanto mais uma criança for estimulada a observar, conhecer e interagir com o ambiente que a cerca, mais ela vai crescer tendo um olhar voltado para o cuidado e proteção com a natureza. “Quando o amor e o cuidado com os recursos naturais são trabalhados desde a infância, há maior potencial para desenvolvimento de habilidades e atitudes conservacionistas nos sujeitos envolvidos”, opina.
Andreza Melo, técnica de educação ambiental da Associação Caatinga, acredita também que o projeto auxilia na valorização do bioma regional. “Viabilizar uma educação ambiental contextualizada à caatinga é fundamental para a conservação da flora e fauna do semiárido. É importante que seja divulgado e reforçado que os recursos da floresta caatinga devem ser conservados assim como o de todas as florestas”, afirma. “É muito mais fácil de explicar e estimular a vocação para a conservação quando se relaciona com elementos do cotidiano e do entorno dos sujeitos”, conclui.
De acordo com ela, quando recebem o material, as crianças demonstram uma sensação de encantamento. “Os pequeninos se apropriam rapidamente dos conhecimentos divulgados no material e se destacam pela ampla sensibilidade ambiental, tornando-se os presentes e futuros protetores do patrimônio natural da região”, relata.
O projeto “No Clima da Caatinga” visa a redução dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido. Por isso, ações de educação ambiental com o enfoque no público de primeira infância são desenvolvidas. “É importante destacar que os estudantes são importantes e potenciais multiplicadores do saber ambiental para suas famílias e no contexto em que estão inseridos”, explica Andreza Melo.
Por Yasmim Rodrigues