A Cadeia Produtiva da Palha da Carnaúba no Município de Pacujá, no que tange a organização de um local para comercialização dos produtos ganhará um reforço extraordinário, já há caminho, vindo de além mar, de SAFARA (BEJA) PORTUGAL, excelente contribuição em forma de projeto que será adaptado à realidade local da Dra. Profª ANTONIA VILAR BAIÃO, uma das mais conceituadas e respeitadas políticas portuguesas que contribui de sobremaneira para o desenvolvimento sustentável de Portugal. Essa contribuição, será um dos NORTES para consolidação do EMPREENDEDORISMO local que contará com o apoio da CEART e do SEBRAE/CE.
Com mestrado em psicologia na Universidade de Évora tem sido na carreira política que a Dra. Profº Antonia Vilar Baião tem se sobressaído graças a sua esmerada educação e visão de futuro. Ela esteve no Brasil e foi na cidade de Tauá, Região dos Inhamuns, que a amizade entre a ilustre portuguesa e o ambientalista Jorge de Moura nasceu e se consolidou.
Esta conceituada dama portuguesa, é uma das divulgadoras e trabalhadoras pela performance da CASA DA ÁGUA DE MOURA, um Centro de Recursos em Conhecimento acessível a toda população, localizada na Comoiprel/Escola Profissional de Moura/Portugal, tendo sido oficialmente inaugurada em Dezembro de 2003, com as seguintes competências:
- Educação Ambiental para crianças, jovens e adultos
- Local de atendimento e esclarecimento de dúvidas à população
- Centro de Candidaturas e projetos na área do Ambiente
- Centro de Recursos na área do Ambiente e em, particular, na área dos Recursos Hídricos do conselho de Moura
- Secretariado do Contrato do Rio Ardila que consiste em implementar uma dinâmica sustentável com vista na obtenção de uma participação ativa em todos os utilizadores e intervenientes do Rio, de modo a conseguir uma gestão global do mesmo.
Os contatos estão sendo feitos diretamente com o ambientalista Jorge de Moura (Secretário Adjunto do meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) e Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 e LÉO CARVALHO, responsável direto pelo desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato da palha da carnaúba que envolve integrantes da Pastoral da Criança. A Paróquia de São João Batista está também à frente deste empreendimento local que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pacujá.
O ambientalista Jorge de Moura nos informou que a Dra. Profª Antonia Vilar Baião virá a Região Norte do ceará especialmente Pacujá, onde conhecerá essa atividade produtiva, reforçará o EMPREENDEDORISMO local, além de ministrar palestra para os prefeitos dos municípios de Graça, Mucambo, Pacujá e outros municípios da Ibiapaba que serão convidados pelo SEBREA-CE Regional Tianguá.