Janeiro Roxo: Associação Caririense de Luta contra Aids realiza ações educativas sobre a importância do diagnóstico e prevenção da hanseníase

Blog do  Amaury Alencar
0


 Desde 2016, janeiro é o mês dedicado a conscientização sobre a Hanseníase, ano em que o Ministério da Saúde instituiu a campanha ‘Janeiro Roxo’. Neste mês, a Associação Caririense de Luta contra Aids, em parceria com o MORHAN, está intensificando as ações educativas de abordagem de campo junto as populações mais vulneráveis para alertar a população sobre sinais e sintomas da doença. Em Juazeiro do Norte, as ações serão reforçadas nesta semana de 24 a 28 de janeiro. Serão realizadas atividades presenciais, bem como lives, através das mídias digitais.

Por conta da pandemia, as atividades externas serão reduzidas e reservadas, uma vez que grande ações que geram aglomerações não puderam ser incluídas na programação. Porém, a campanha irá reforçar o compartilhamento de informações sobre a doença para atingir mais pessoas, a fim de conscientizar sobre a gravidade e a necessidade do diagnóstico e tratamento precoce.

Sobre a Hanseníase

A Hanseníase é infectocontagiosa, causada por um micróbio, e a transmissão acontece pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala), de pessoas doentes, sem tratamento, para pessoas saudáveis. Os principais sintomas da doença são manchas claras, róseas ou avermelhadas na pele; sintomas neurológicos, como dormências; e diminuição de força nas mãos e nos pés.

É importante que os indivíduos com sinais suspeitos de hanseníase sejam identificados rapidamente para fazer o tratamento precoce e alcançar a cura sem causar sequelas nos nervos.

No Ceará segundo os dados da 50ª semana epidemiológica que corresponde até o final de dezembro de 2021, 1.087 pessoas foram diagnosticadas com Hanseníase. Já em Juazeiro do Norte, 52 diagnósticos somente em 2021.

                                                ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)