Estabelecimentos que não cumprirem exigência de uso das máscaras N95 ou PFF2 podem ser interditados em Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Máscaras profissionais, como a N95, podem ser utilizadas por idosos, pacientes com doenças crônicas ou quando o indivíduo vai se expor a uma situação de alto risco de infecção pelo coronavírus — Foto: Getty Images via BBC

Máscaras profissionais, como a N95, podem ser utilizadas por idosos, pacientes com doenças crônicas ou quando o indivíduo vai se expor a uma situação de alto risco de infecção pelo coronavírus — Foto: Getty Images via BBC

Os estabelecimentos comerciais que não cumprirem a exigência do uso de máscaras N95 ou PFF2 podem ser interditados em Fortaleza, de acordo com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A medida consta em decretos estadual e municipal e tem o objetivo e coibir a disseminação da Covid-19.

A partir desta segunda-feira (24) uso obrigatório de máscaras N95 ou similares por trabalhadores e colaboradores que atuam na área da saúde, em farmácias, supermercados e escolas que mantenham contato direto com o público é exigido no estado.


Conforme a Agefis, caso um estabelecimento seja flagrado com a falta de uso de tais modelos de máscaras pelos funcionários, mas tal irregularidade seja corrigida imediatamente, será lavrado um auto de infração. Em casos em que não for possível a regularização imediata, será lavrado o auto de infração e realizada a interdição do estabelecimento.

O valor da multa vai ser arbitrado pela Junta de Análise e Julgamento de Processos (JAP), de acordo com a análise da gravidade da infração, atenuantes e agravantes dos fatos e a capacidade econômica do autuado.


Comprovante de vacina


Outro protocolo verificado é a exigência do comprovante de vacina em estabelecimentos como bares, restaurantes, barracas de praia, hotéis, pousadas, academias e eventos em geral.

Nessas ações, os fiscais verificam se o estabelecimento realiza o controle sanitário com a exigência da apresentação do comprovante de vacina, por meio físico ou digital, bem como o documento de identificação com foto.

Caso seja constatada qualquer infração em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19, o responsável pelo estabelecimento ou evento poderá ser autuado e ter suas atividades suspensas por até sete dias.

Quase 100% de proteção


Um estudo do Instituto Max Planck, da Alemanha, apontou que a máscaras do tipo PFF2 (equivalentes a outros padrões internacionais conhecidos como N95, KN95 e máscaras P2) oferecem quase 100% de proteção contra a Covid-19.

Se uma pessoa infectada pelo coronavírus tiver contato com uma saudável num espaço fechado – mesmo a uma distância pequena e após 20 minutos – o risco de contágio é de apenas 0,1%. Se a pessoa estiver vacinada, o risco de contrair a doença é ainda menor, apontam os pesquisadores.

Se a máscara não estiver corretamente encaixada ao rosto, o risco de infecção no mesmo cenário sobe para cerca de 4%, aponta o estudo, publicado na revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

A análise também demonstrou que máscaras PFF2 bem encaixadas ao rosto protegem 75 vezes mais que máscaras cirúrgicas – as quais, no entanto, reduzem o risco de infecção para no máximo 10% se também forem bem ajustadas.

Veja as instruções de uso (e os principais erros) da PFF2 — Foto: Anderson Cattai/G1

Veja as instruções de uso (e os principais erros) da PFF2 — Foto: Anderson Cattai/G1


                         G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)