Cidade do Cariri têm a menor taxa de mortalidade por Covid-19 do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0


Desde o início da pandemia, em março do ano passado, apenas seis cidades cearenses apresentaram taxa de mortalidade por Covid-19 abaixo de 100: Potengi, Aiuaba, Guaramiranga, Pires Ferreira, Granjeiro e Catarina. De forma proporcional à população, isto é, número de mortes em relação a quantidade de habitantes, estes são os municípios com menos óbitos por decorrência do vírus SARS-Cov-2 no Ceará.

Potengi, na região do Cariri, tem a menor taxa. A cidade de 10.651 habitantes registrou seis mortes, o que representa taxa de mortalidade em 54,3. A taxa de mortalidade é uma métrica utilizada para analisar o impacto da pandemia em toda a população de uma determinada cidade ou região.

O índice é calculado através do número de pessoas que morrem por uma causa específica - neste caso, a Covid-19 - dividido pelo número total da população.

A segunda menor taxa de mortalidade do Ceará é observada em Aiuaba, cidade de 17.493 habitantes. O Município tem 11 mortes e taxa em 63,2. Em seguida, aparece Pires Ferreira. Com população pouco superior a 10 mil e sete mortes, a taxa de mortalidade é de 63,9.

Guaramiranga tem a quarta menor taxa (77). São quatro óbitos e 3.909 habitantes. O município de Granjeiro aparece logo em seguida. São também quatro mortes, mas para uma população de 4.626, o que representa taxa de mortalidade em 82,6. 

Catarina tem a sexta menor taxa do Ceará (87), com 18 óbitos por decorrência da Covid-19 para uma população de 18.745.

De forma absoluta, isto é, excluindo qualquer cálculo comparativo com o número de habitantes, as cinco cidades com menor número de mortes por decorrência da Covid-19 são Granjeiro (4), Guaramiranga (4), Potengi (6), Pires Ferreira (7) e Potiretama (8). Elas são as únicas que tiveram menos de 10 mortes dentre todas as 184 cidades do Estado.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)