Ela tem seu histórico de luta ambiental inicial na SEMACE - Superintendência Estadual do Meio Ambiente, graduada em geologia pela UFC com especialização em Educação Ambiental, mestrado em geologia (UFC), especialista em geociências, ela se credencia a quaisquer prêmios ambientais do nosso País.
Lembrando que foi na Estação Ecológica de Aiuaba, onde ela cravou seu trabalho inicial em prol do Meio Ambiente e sustentabilidade do nosso Bioma.
Presidiu o CONPAM - Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente hoje SEMA-Secretaria Estadual do Meio Ambiente e foi como coordenadora estadual do PROJETO MATA BRANCA/BIRD/GEF, que ela deu mais visibilidade a fragilidade e potencial do Bioma Caatinga ao lado do Estado da Bahia. Foram 5 anos de projeto no interior do Ceará e da Bahia, um MARCO AMBIENTAL no Semiárido Nordestino que se fez roteiro, hoje, muitas famílias em várias comunidades de ambos Estados, sobrevivem dos projetos e arranjos produtivos patrocinados por este projeto exitoso, que ainda repercute nacionalmente.
Fomos em busca do ambientalista, atual Articulador do Selo UNICEF e Secretário Adjunto do Meio Ambiente do Município de Pacujá Jorge de Moura que nos deu o seguinte testemunho: "me felicito com os caatingueiros nordestinos pela indicação dessa ambientalista que o Ceará conhece tão bem".
A Dra. Tereza Farias fez uma revolução silenciosa na Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús com o Projeto Mata Branca/BIRD/GEF na época o PARISC do qual era o seu Secretário Executivo, deu sua preciosa colaboração e esteve lado a lado com os técnicos desse exitoso projeto.
Dra. Tereza Farias fez a DIFERENÇA, consolidou os cuidados com o Bioma Caatinga, mostrou as vulnerabilidades do mesmo que mereciam proteção, cuidados e uma urgente intervenção para recuperação de algumas áreas degradas, projetando o verde como solução e muitas comunidades abraçaram a causa, hoje verdadeiros testemunhos vivos, de uma ação que merece continuidade e que tem continuidade com as maravilhosa intervenções da SEMA-Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, com a sensibilidade do Secretário de Estado Profº ARTUR BRUNO, da Secretária Executiva da SEMA Dra, Maria Dias e técnicos da aludida Secretaria Estadual, verdadeiros lutadores em prol da Caatinga em solo cearense.
Me congratulo com a Dra. Maria Tereza Farias, esse reconhecimento é justo e merecido e terá a merecida repercussão.
