Programa Agente de Controle vai ampliar discussões sobre o controle social nas finanças públicas

Blog do  Amaury Alencar
0

 



















Estão abertas as inscrições para a 5ª turma do programa Agente de Controle 2021, em formato virtual. A ação é realizada pela Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), e terá duração de 6 horas, com direito a certificado de participação. As aulas ocorrerão de 22 a 26 de novembro. Estudantes, servidores públicos e sociedade em geral podem realizar as inscrições até o dia 17 de novembro, pelo Sistema de Gestão Educacional (Siged).

O projeto terá facilitação do gerente Pedagógico do IPC, Pedro Henrique Camelo, e do assistente de Apoio à Gestão do Instituto, Alisson Maciel. A ação é voltada a estudantes das redes públicas de ensino municipal e estadual, à comunidade gestora escolar, membros de conselho escolar e grêmio estudantil, além de representantes de conselhos de classe da sociedade civil e demais interessados. No conteúdo programático, estão previstas discussões acerca do controle social nas finanças públicas.

De acordo com Alisson Maciel, “essa nova versão do programa foi totalmente adaptada para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mas mantendo a mesma qualidade e didática dos diálogos que eram realizados de forma presencial nas instituições de ensino. Na plataforma, os participantes encontrarão gibi animado, vídeo com explicação dos nossos colegas que trabalham no Tribunal de Contas, galeria de imagens, e, principalmente, um espaço dedicado ao compartilhamento de dúvidas, opiniões e vivências a respeito do controle social dos gastos públicos”, pontuou.

No mesmo ambiente virtual, está disponível um canal direto para interações, com perguntas, críticas, opiniões e ampliações dos entendimentos sobre as temáticas.

Capacitação online

O principal objetivo do programa Agente de Controle é fortalecer as atividades de fiscalização da aplicação dos recursos públicos estaduais e municipais cearenses, bem como ressaltar a relevância da participação do jovem cidadão no controle social. Trata-se de uma iniciativa parceira das escolas, universidades e instituições que sejam promover discussões e mobilizações democráticas acerca da cidadania.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer temáticas de estímulos ao controle social dos gastos e do zelo ao patrimônio público. O trabalho é elaborado por meio de videoaulas curtas, linguagem simples, com as contribuições dos servidores do TCE Ceará.

Para mais informações e em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail ipc@tce.ce.gov.br e/ou por meio do telefone (85) 3488.4855.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)