
Na primeira quinzena do mês de dezembro o governador Camilo Santana (PT), deverá estar no município de Santana do Cariri, Assinando a ordem de serviço para a construção do monumento da Menina Benigna Cardoso da Silva, que brevemente será a primeira santinha do Ceará.
essa informação foi repassada ao Blog do Amaury Alencar, pelo prefeito Samuel Cidade Werton, que afirmou ser uma obra orçada em torno de 16 milhões e que em muito irá contribuir para elencar o fortalecimento do turismo religioso, aquecendo a receita da economia municipal, além de Santana do Cariri, se tornar um dos pontos turístico religioso do país, assegurou o gestor.
que está vibrando com a boa notícia recebida através do Deputado Estadual Fernando Santana (PT), Vice presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, representante do município na Assembleia Legislativa do Ceará.
A estrutura contará com uma estátua da jovem, rampas de acesso ao monumento, templo para celebração de missas campais, via pavimentada, jardim e estacionamento. O projeto será executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado.
O espaço será construído no distrito de Inhumas, que fica a cerca de quatro quilômetros da sede de Santana do Cariri, onde ela foi morta, aos 13 anos, em 1941, ao resistir à tentativa de violência sexual. Aclamada como “heroína da castidade”, logo o local se tornou alvo de devoção.
“Santana do Cariri agrega muitos atrativos culturais e turísticos, entre eles as peregrinações para celebrar Benigna. Lá tem o Museu de Paleontologia, os Geossitios Parque dos Pterossauros, Pedra Cariri e Pontal da Santa Cruz (inseridos no Geopark Araripe), que são atrativos do turismo científico há décadas. Entre os atrativos históricos estão o Casarão Coronel Filinto da Cruz Neves.
Beatificação
Aclamada como “Heroína da Castidade” em Santana do Cariri, Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 e, resistindo à tentativa de Raul Alves de violentá-la, morreu assassinada a golpes de facão em 24 de outubro de 1941 ao ir buscar água em um poço no Sítio Oitis.
Teve o processo de beatificação iniciado pela Diocese do Crato em 2011. Em 2013, após aprovação do processo pela Igreja Católica, a mártir é proclamada “Serva de Deus”. Em outubro de 2019, o Vaticano reconheceu o martírio de Benigna, importante passo para alcançar a beatificação, prevista para 2021, e que a tornará a primeira beata do estado do Ceará.