Advertisement

Main Ad

Em Piquet Carneiro, Izolda Cela participa do lançamento da metodologia do Selo Unicef para os municípios do Codessul

 


A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou nesta terça-feira (30) do lançamento da metodologia do Selo do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul). O evento aconteceu no Auditório Municipal Sabino Chagas Sales, em Piquet Carneiro. Além da cidade, também fazem parte do Codessul os municípios de Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Acopiara, Mombaça, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole.

O objetivo da iniciativa é fortalecer as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Cada ciclo do Selo Unicef dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Dentro do período, as prefeituras realizam capacitações, mobilizam as comunidades locais para participar ativamente, desenvolvem um plano de ação, monitoram a evolução de indicadores sociais e posteriormente são avaliadas.

Izolda Cela ressaltou o trabalho em grupo feito pelos municípios do CODESSUL visando uma evolução geral, fortalecida, e em busca de maiores oportunidades para o bloco. “É muito importante esse entendimento que o bom desenvolvimento regional vem em grupo. Através desse tipo de mentalidade conseguimos mais força, ritmo, mais chances, fazer coisas que sejam mais duradouras. Fico feliz vendo que o Consórcio busca se fortalecer cada vez mais”, disse.

Rui Aguiar, representante do Unicef, completou que a solenidade também busca fazer acontecer um maior movimento político em busca do Selo. “O objetivo é que as lideranças políticas da região se mobilizem em busca da implementação do Selo nos seus municípios. Na cerimônia também acontece uma reunião para que sejam apresentados os principais desafios da nova edição do Selo aprovada para o período de 2021 até 2024”, explicou.

Presidente do Codessul, Maurício Pinheiro, que também é prefeito de Senador Pompeu, aproveitou a oportunidade para exaltar a importância de um Sertão Central cada vez mais forte. “Hoje nós temos oito prefeitos com um único propósito: o desenvolvimento da região. Com a ajuda de diversos articuladores, estamos transformando uma importante parte do Ceará e representando milhares de pessoas. Não queremos deixar ninguém para trás”, comentou.

Também estiveram presentes os prefeitos de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra; de Milhã, Alan Macêdo; de Pedra Branca, Matheus Góis, de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro; além da prefeita de Solonópole, Ana Vládia, a primeira-dama de Acopiara, Rosa Almeida, a primeira-dama de Mombaça, Livia Evangelista e demais autoridades.

Parceria com o Ceará

Criado no Ceará em 1999 e ampliado para o Semiárido, o Selo Unicef passou a contemplar também municípios da Amazônia Legal brasileira a partir de 2009. Com avaliações que englobam o período de quatro anos – o mesmo das gestões municipais, o prêmio busca reconhecer o trabalho feito nas áreas da educação, proteção, saúde e assistência social voltadas às crianças e adolescentes.

Em 2020, o Ceará foi recordista de municípios contemplados com o Selo Unicef, com 115 das 400 cidades premiadas, de 18 estados brasileiros. Neste novo ciclo, o Governo do Ceará e o Unicef estão trabalhando juntos para oferecer aos municípios todo o apoio necessário para que seja alcançado o maior número de certificados.

Postar um comentário

0 Comentários