Concorrência entre as mulheres para o concurso da PMCE é quase o dobro quando comparada a dos candidatados do sexo masculino

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: PMCE

Historicamente, as carreiras militares sempre foram majoritariamente preenchidas por homens. Na Polícia Militar do Ceará (PMCE) nunca foi diferente. Ocorre, porém, que esse cenário vem paulatinamente tendo inflexão, ao menos nesta Corporação Policial Militar cearense.

Os números divulgados pela banca organizadora do próximo concurso para soldado da PMCE, que está prestes a acontecer, corrobora a tendência de aumento da procura de mulheres por uma vaga nas fileiras da instituição. Foram ao todo 20.254 pessoas do sexo feminino que se inscreveram para prestar o certame, que oferta 300 vagas para mulheres. Isso representa 67,51 candidatas por vaga.

Tal proporção está bem superior à concorrência entre os candidatos do sexo masculino, cuja relação ficou de 38,97 inscritos por vaga. Em termos absolutos, os número de homens inscritos, entretanto, ainda continua bem acima, totalizando 66.257 candidatos que disputação 1700 vagas.

Entre os motivos possíveis que possam explicar a elevada busca entre as mulheres por uma vaga da PMCE, pode-se apontar o fato de o Governo do Estado do Ceará ter, recentemente, saltado dos antigos 5% para os atuais 15% do total de vagas prevista em edital, voltadas exclusivas para candidatas do sexo feminino.

Alejandra Silva, é uma das mais de 20 mil inscritas. A candidata já vem estudando para o concurso há cerca de dois anos. “Quero muito uma dessas 300 vagas! Admiro demais a instituição e sonho um dia fazer parte dela para poder honrar sua farda e servir o povo do meu estado”, afirmou a concurseira.

A PMCE deseja muita sorte e a todos que vêm estudando forte para o certame. Especificamente para as mulheres, afirmamos desde já que serão muito bem-vindas e indispensáveis para a instituição e toda a sociedade cearense.

PMCE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)