Dentista caririense com autismo se prepara para doutorado nos Estados Unidos após concluir curso de Harvard

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A dentista Jaqueline do Nascimento, 27 anos, está em preparação para concorrer ao doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A moradora de Assaré, na região do Cariri, é autista, mas nunca deixou que o preconceito a limitasse. Ela já possui um diploma da instituição, conquistado após concluir a distância um curso de farmacologia.

O sonho de estudar presencialmente na instituição na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, recebe o apoio de tutores brasileiros e estrangeiros. O objetivo é conseguir a aprovação no ano que vem.

"Eu recebi uma bolsa para um curso a longa distância de farmacologia na Harvard Medical School, então, eu já fiz esse curso e atualmente eu estou me preparando, junto a alguns mentores que estão me auxiliando — tanto dos EUA quanto brasileiros — para o doutorado na área de prótese. Um dos meus objetivos é que seja na Harvard School of Dental Medicine, no ano de 2022", explica Jaqueline.

Estudar como refúgio
Apesar da superação encontrada nos estudos, a mãe de Jaqueline revela que, na infância, a família passou por situações complicadas antes do diagnóstico de autismo.

"Quando ela tinha dois anos ela era muito chorona. Eu me preocupava porque eu não sabia o que ela tinha. Até os dois anos ela não falava, eu percebia que ela era um pouco nervosa", relembra Maria Eunice Alves.

"Eu passei por situações que não foram muito agradáveis, tanto no ensino médio, quanto na faculdade, mas que eu sempre procurei rebater tudo isso com meus conhecimentos, meus estudos; sempre focando no potencial de como eu poderia impactar as pessoas com o que tem dentro de mim", afirma Jaqueline.

A mãe diz que, quando criança, a dentista não gostava de brincar com os colegas na escola e ficava sozinha dentro da sala, estudando durante o intervalo, por conta do barulho.

Dedicação à profissão

Jaqueline é formada em odontologia há quase dois anos, e passou em primeiro lugar do Programa Universidade para Todos (Prouni) quando concorreu na plataforma do Ministério da Educação que fornece bolsas de estudo em instituições particulares.

Desde a faculdade até o consultório, onde hoje ela atua duas vezes por semana, a paixão de Jaqueline pela profissão sempre foi um ponto constante.

"Eu não vejo o fato de ser dentista como algo trabalhoso, que seja árduo, cansativo. Muito pelo contrário, é muito divertido e me instiga muito, porque é a oportunidade de colocar meu conhecimento em prática na vida das pessoas que me procuram”, destaca a dentista.

Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)