No processo de expansão dos campi para cidades do interior, a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugura hoje, o novo campus em Itapajé, chamado Jardins de Anita. A solenidade será às 11h, com a presença de Milton Ribeiro,atual ministro da Educação, e outras autoridades.
A instituição de ensino está começando uma semana de inaugurações de obras, as quais estavam anteriormente paralisadas. A obra concluída no município interiorano é uma das 24 obras finalizadas na gestão do reitor Cândido Albuquerque, cujo investimento ficou na ordem de quase R$5 milhões de reais. Além dessas, 4 estão a ser finalizadas, com a bagatela de mais 4 milhões.
Após a cerimônia, a comitiva da UFC irá visitar a estrutura, composta especialmente de dois blocos. Estas estruturas irão contar com laboratórios, espaço de convivência, salas de aula e setores administrativos. A intenção futuramente é colocar um teatro como adicional na infraestrutura do novo campus. Este terá funções de promover atividades artístico-culturais no interior do estado, assim como possuirá bilheteria, sala de ensaio, anfiteatro, área administrativa, espaço para restaurante e biblioteca. Há intenções também de realizar projeções de cinema, transformando-o em um cineteatro.
“As contribuições de um campus dessa natureza são imensas. A UFC mais uma vez imprime sua marca no intuito da interiorização do ensino, ou seja, na tentativa de proporcionar aos alunos do interior acesso ao nível superior de qualidade, que propicia todo o processo de desenvolvimento econômico e social dessas regiões”, pontua o Prof. Márcio Veras Corrêa. Atualmente, a Universidade Federal, além da capital cearense, possuía presença apenas nos municípios de Sobral, Quixadá, Crateús e Russas. Segundo Márcio, isso diversifica as escolhas de sede para os alunos, especialmente quem mora no interior.
O Campus Jardins de Anita é o primeiro campus da UFC que possuirá graduações tecnológicas. Esta modalidade de ensino superior oferece o título de quem se forma nesse tipo de graduação o título de tecnólogo. Os cursos presentes serão: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados. Todos os cursos citados anteriormente terão seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), bem como terão a capacidade de 30 alunos cada. Os professores que passaram pelo concurso público devem assumir as vagas até o início do funcionamento da unidade.
A área recebedora da unidade da UFC em Itapajé foi doada pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, falecido no ano de 2011. O nome Jardins de Anita é uma homenagem para a esposa, Anita Inará, também falecida.