Irmãos cearenses de Ocara criam aplicativo para Copa América que já tem 20 mil downloads

Blog do  Amaury Alencar
0


Os irmãos Thiago Barbosa de Oliveira, 27, (à esquerda) e John Victor Barbosa de Oliveira, 30, (à direita) trabalham com equipamentos próprios no município de Ocara, Ceará. (Foto: Acervo Pessoal)
Os irmãos Thiago Barbosa de Oliveira, 27, (à esquerda) e John Victor Barbosa de Oliveira, 30, (à direita) trabalham com equipamentos próprios no município de Ocara, Ceará. (Foto: Acervo Pessoal)

Usando recursos e equipamentos próprios, os irmãos John Victor Barbosa de Oliveira, 30, e Thiago Barbosa de Oliveira, 27, criaram o aplicativo Copa América 2021: tabela, jogos e notícias. O app gratuito lançado pelos estudantes do distrito de Sereno, em Ocara, no Ceará, a 106,5 quilômetros de Fortaleza, já passa de 20 mil downloads, chegando a ocupar a 11º posição no ranking nacional.

Por enquanto, o aplicativo está disponível somente para o sistema Android. Nele, o usuário pode ver a tabela dos jogos, estatísticas, escalações, artilharias, informações sobre os estádios, histórico sobre a Copa América e notícias sobre os jogos. Além disso, é possível acompanhar os lances em tempo real.

“Todas as informações pertinentes à competição estão lá”, explica John, que está no último semestre do curso de Sistemas de Informação, no Centro Universitário Católica de Quixadá. O irmão, Thiago, é formado no mesmo curso e pós-graduando em Sistemas de Desenvolvimento da Internet.

 De acordo com John, o app começou a ser criado no começo do ano e foi disponibilizado cerca de um mês antes da Copa América começar, em maio. O sistema está em constante atualização a partir dos feedbacks dos usuários.

“Tralhamos em casa, utilizamos nossos notebooks, computadores, celulares e smarTVs de uso pessoal. Não recebemos nenhum financiamento ou patrocínio. Nós aqui no Interior do Ceará, mostramos que temos capacidade de desenvolver um aplicativo que está entre os melhores do Brasil”, comemora John.


Clique na imagem para abrir a galeria

Não é a primeira vez que os irmãos John e Thiago alcançam marcas importantes no ramo dos aplicativos. Juntos, eles são sócios fundadores de uma startup (empresa com base tecnológica) chamada Belong Tecnologia, lançada em 2018.

Naquele mesmo ano, os cearenses desenvolveram um aplicativo para a Copa do Mundo que alcançou 500 mil downloads, ficando em 1º lugar no top de apps gratuitos de esportes da Google Play Store. Os números projetaram a startup dos irmãos e impactaram positivamente em suas vidas.

“Ganhamos uma nova perspectiva de vida. Pela primeira vez nosso trabalho estava ganhando visibilidade e isso possibilitou uma renda extra, bem como uma oportunidade de entrar no mundo do empreendedorismo”, relata John. Segundo ele, a startup já possibilitou melhorias na condição financeira familiar.

Em 2019, com outro aplicativo também para a Copa América, a dupla conquistou o 1º lugar no Top Tendências e em 5º lugar no Top gratuitos esportes.

Para Thiago, o sentimento é de felicidade pelos desempenhos positivos com os aplicativos já criados. “É bastante gratificante saber que nosso esforço tem sido recompensado. Isso é uma prova de que a educação tem o poder de transformar realidades”, conta.

O negócio impulsionou a paixão dos irmãos por aprofundar o conhecimento na tecnologia. “Desejo que isso seja exemplo para que muitos jovens possam se interessar mais pela área de tecnologia, que tem inúmeras oportunidades e enorme necessidade de profissionais qualificados”, completa Thiago.

Planos para o futuro

 

Os irmãos já têm novas ideias de aplicativos futuros. No próximo ano, John e Thiago pretendem lançar um aplicativo para a Copa do Mundo 2022, que está programada para ocorrer no Catar.

“Desta vez um aplicativo global, disponível para todo o mundo. E claro, [queremos] evoluir nossos outros aplicativos para atender às necessidades dos nossos usuários”, projeta Thiago.

John acrescenta que com o crescimento da startup Belong Tecnologia, a ideia é conseguir contratar futuramente jovens da própria cidade de Ocara para trabalhar com eles. “A startup nos motivou a buscarmos cada vez mais aprofundar nossos conhecimentos em tecnologia. De modo a nos fazer crescer profissionalmente.

                               o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)