Ciopaer comemora 26 anos de atuação no Ceará, sendo 6 deles no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0

 



A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), comemora, neste domingo (4), 26 anos de atuação no Estado. Em alusão a data, ocorre nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), além de celebrações religiosas, um seminário que terá como tema “A Segurança de Voo”. Além das bases de Fortaleza, Quixadá e Sobral, a Ciopaer também possui hangar no Aeroporto de Juazeiro do Norte, que no próximo dia 11 de julho completa seis anos de atuação na região do Cariri.

 

Na quinta-feira (1º), uma missa e o culto evangélico serão realizados, às 9 e 16 horas, respectivamente. Os momentos acontecerão no hangar sede da coordenadoria, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, respeitando todas as normas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, e o coordenador da Ciopaer, coronel Av FAB, Darley Sousa, estarão presentes.


Já na sexta-feira (2), a Ciopaer promoverá uma palestra que vai abordar pontos acerca da segurança operacional. Com a presença de convidados, a iniciativa será transmitida pelo canal da Ciopaer no YouTube, além de ser acompanhada por todos os servidores da coordenadoria na capital e Interior.

 

“O foco principal é a segurança operacional. Abordaremos acerca do CRM, que é o gerenciamento de recursos de equipe. A palestra visa melhorar a nossa consciência situacional no que diz a respeito ao trabalho em equipe dentro das nossas operações”, explicou o major da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cleriston Oliveira, e que também é o oficial de segurança de voo do Esquadrão Fênix da Ciopaer.

 

Ciopaer no Cariri

 

A base aérea da Ciopaer no Cariri localiza-se no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, contando com profissionais da Policia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE). Atualmente é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Ela também é considerada como a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do país.

 

Um dos últimos e principais destaques neste tipo de operação ocorreu no último mês de abril, quando a Ciopaer resgatou, em local, de difícil acesso, um homem que escorregou e caiu em um desfiladeiro de pedras com cerca de 50 metros de altura, na Cachoeira de Umari, zona rural de Caririaçu. A coordenadoria, inclusive, explicou quais as técnicas utilizadas para resgatar a vítima com segurança.

 

Badalo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)