Cartografia do Território Criativo do Gesso é desenvolvida no Crato

Blog do  Amaury Alencar
0



O geografo Thiago Gabriel, integrante do Coletivo Camarada está realizando o trabalho de desenvolvimento da cartografia do Território Criativo do Gesso, em ambiente virtual por meio da plataforma gratuita My Maps, ferramenta de fácil acesso e manuseio do Google que permite a construção de mapas colaborativos na internet, no qual é possível desenhar pontos, linhas e polígonos para criar seu produto cartográfico digital. O Território Criativo do Gesso é uma área que compreende cinco bairros da cidade do Crato (São Miguel, Palmeiral, Santa Luzia. Pinto Madeira e Centro), o conceito deste Território teve início em 2015, pelo Coletivo Camaradas, compreende tanto a área espacial como as instituições públicas e da sociedade civil que atual nos cinco bairros. Diversas ações já foram realizadas de forma colaborativa visando a integração territorial.
Para Thiago Gabriel, esses tipos de mapeamentos se tornam cada vez mais comuns. Ele destaca que são mais atraentes, dinâmicos, interativos e acessíveis para a população.
O geografo enfatiza que essa cartografia tem grande importância para o reconhecimento do Território e a visibilidade onde está inserida a comunidade do Gesso, localidade que deu origem ao conceito do Território Criativo do Gesso. Ele acredita que o mapa também pode contribuir para tomada de decisões de políticas públicas. “Esse conceito potencializa ações dentro dessa área, gerando uma visão integrada do território”, finaliza Thiago Gabriel.
Em breve a cartografia será disponibilizada virtualmente para população.
Essas ações fazem parte do Projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Fomento Cultura e Arte do Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)