Oito fósseis são recolhidos pela polícia em pedreiras do Cariri por comercialização ilegal

Blog do  Amaury Alencar
0

 


                                   foto Divulgação/ PMCE 

Em fiscalização de combate à comercialização ilegal de fósseis, a Polícia Militar do Meio Ambiente recolheu, nesta sexta-feira (18), oito espécimes de achados arqueológicos em pedreiras nas cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri. Dentre as peças estavam fósseis de Dastilbe crandalli (peixe de água doce que viveu entre 96 e 113 milhões de anos atrás), celacanto (peixe) e o fóssil de um lenho.

As peças recolhidas foram encaminhadas ao museu de Santana do Cariri e entregues ao coordenador do local, José Lúcio e Silva. Em razão do tráfico nacional e internacional de fósseis que ocorre no sul do Ceará, diversos exemplares são retirados do seu local de origem. A região é uma das três mais ricas do mundo na quantidade dessas peças. A mais recente, foi descoberta em dezembro de 2020, quando uma pesquisa europeia chamou de Ubirajara jubatus um fóssil encontrado na região cearense.

Ele seria o primeiro dinossauro não aviário descrito em toda a América Latina. A divulgação foi alvo de críticas de cientistas brasileiros, que tentam repatriar o exemplar de um museu na Alemanha, com a ajuda do Ministério Público Federal (MPF).

O Ceará tem o maior sítio paleontológico do Brasil; devido a falhas na fiscalização da região e de uma legislação que data de 1942, o comércio ilegal de fósseis ocorre à luz do dia. Especialistas apontam que diversos exemplares já foram retirados da região e só foram descobertos após divulgações científicas ou vendas em leilões fora do país.

O grupo de pesquisa que descreveu o U. jubatus afirmou que o animal viveu há 120 milhões de anos, durante o período cretáceo. Ele tinha o tamanho de uma galinha, duas patas, e o corpo era coberto por fios. Havia ainda duas estruturas rígidas, em formato de V, feitas de queratina em cada lado de seus ombros.

                           G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)