CARIRI : I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares será lançado nesta quarta-feira (30)

Blog do  Amaury Alencar
0

 

image.png

A Universidade Regional do Cariri (URCA) lançará nesta quarta-feira (30), o I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares. O evento tem como objetivo principal analisar e discutir a origem, a dinâmica e a complexidade das culturas e literaturas populares, entendendo-as no processo de produção, circulação e consumo.

O Simpósio contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, e mestres das culturas e literaturas popular do Cariri e do Ceará. A programação do Simpósio e as datas para realização de inscrições serão apresentadas no dia 30 de junho, no Canal URCA, na Plataforma do YouTube.

O evento acontecerá em formato virtual, através das plataformas eletrônicas da URCA. E contará com seis eixos temáticos que nortearão debates e discussões. Além de nove mesas redondas, Grupos de Trabalho, comunicações científicas e culturais e exibição de vídeos com os grupos de cultura popular do Ceará.

Os expositores, palestrantes e conferencistas são especialistas da região e de outros estados brasileiros, nomes referenciais, estudiosos das várias temáticas afins aos eixos, de universidades fora do país. Geralmente, pesquisadores do continente latino-americano, continente africano e da Península Ibérica.

O Simpósio é promovido pelo Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais – IPESC/PROEX/URCA, UECE, UFCA, UVA e UNILAB, em parceria com o Geoparque Araripe Mundial da UNESCO, Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Cariri, Escola de Saberes Ave Poesia de Assaré, Rede Arte na Escola, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom, Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, Assibercom -Associação Ibero-Americana de Comunicação e ONG Beatos, com os apoios da SECULT-C e da SECITECE.

URCA inicia Prevest para 2 mil alunos através de aulas online gratuitas

 

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou aula inaugural nesta segunda-feira, 28, do Prevest da URCA voltado aos alunos das escolas públicas, com a presença do reitor da Instituição, Professor Francisco do O’ de La Júnior, e da Pró-Reitora da Proex, Sandra Nancy Freire, entre outros professores e coordenadores do cursinho preparatório para vestibular /Enem. As aulas do Prevest passaram a ser intensificadas a partir desta terça-feira, 29.

O objetivo do curso é capacitar os alunos nas diversas áreas de conhecimento, para prestarem vestibular nas instituições de ensino superior. Segundo a Professora e coordenadora geral do Prevest, Sislândia Brito, o Prevest atualmente irá funcionar com uma configuração ampliada. Será ofertado de forma online, para aproximadamente 2 mil inscritos, com transmissões através do canal no YouTube, e só receberá o link para assistir as aulas quem estiver inscrito.

Serão grupos fechados para, com composição de cinco turmas diferentes, com aproximadamente 20 bolsistas, alunos da graduação, remunerados para ofertar as aulas. Esse é um dos maiores programas da URCA. Também estarão participando 10 alunos voluntários.  Um corpo de professores da Universidade fará uma gestão colegiada. Um será do Departamento de Química, Fábio Alexandre, e os demais professores do Departamento de Educação, sob a Coordenação Geral de Sislândia Brito, com as coordenações específicas.

Com essa nova configuração de ensino, um maior número de alunos estará envolvido, não apenas do Cariri, mas de localidades do Centro Sul do Estado também, além de outras cidades e regiões do Brasil. “Queremos proporcionar aos estudantes subsídios teóricos e práticos que facilitem a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para a aprovação no vestibular e no Enem”, disse a coordenadora, além de acrescentar a oportunidade dada ao estudante de graduação da URCA, de exercer a docência, nas suas respectivas áreas. A coordenação também contará com alunas da Pedagogia, no colegiado com os professores.

O Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, destaca o papel que a URCA tem exercido nas comunidades através de ações e programas como este. Como estratégia não só de promoção da inclusão, mas de construção comunitária permitindo a formação continuada dos estudantes da rede pública. “Isso transforma vidas”, afirma. 

As aulas do PreVest acontecerão nos horários tarde (15h às 17h) e noite (19h às 21h). Cada aluno participa das aulas de acordo com o horário da inscrição determinado. A aula inaugural contou com a participação dos alunos, professores bolsistas, Coordenação e os gestores da URCA, CREDES e Escolares.

  

Farão parte das coordenações específicas os professores Robério Nobre - Departamento de Educação; Professora Rita Oliveira - Departamento de Educação; Professor Thallison de Souza - Departamento de Educação  Professor José Ricardo Sousa - Departamento de Educação.

 

A Pró-Reitora da Proex, Sandra Nancy, ressalta a grande importância desse Prevest que chega a uma ampla participação de alunos, com várias turmas, e um alcance social representativo. “É um grande motivo de alegria poder proporcionar o aprendizado a esses alunos através da URCA, levando o conhecimento e ampliando as oportunidades”, disse.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)