Campus da UFC em Itapajé começará atividades em setembro deste ano com foco em cursos de T.I

Blog do  Amaury Alencar
0



 

Campus da UFC em Itapajé começará atividades em cursos de Tecnologia da Informação em setembro de 2021 (Foto: Divulgação UFC)
Campus da UFC em Itapajé começará atividades em cursos de Tecnologia da Informação em setembro de 2021 (Foto: Divulgação UFC)

A educação superior pública no Ceará ganhará um novo reforço ainda este ano. A expectativa da Universidade Federal do Ceará (UFC) é dar início às atividades educacionais no campus de Itapajé em cerca de 60 dias, tendo semestre de inauguração com início previsto para setembro próximo. Ao todo, a entidade prevê a seleção, via concurso público, de cinco professores para dar início às aulas no campus que terá como foco a formação de profissionais na área da Tecnologia da Informação (TI). 

De início, os cursos ofertados no campus, que fica a 137 km de Fortaleza, serão: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados. Segundo informativo da UFC, a escolha dos cursos foi feita "a partir de reuniões entre a administração superior da Universidade e a Comissão de Implantação do Campus de Itapajé, tendo como base as necessidades apresentadas pela região do município".

A ideia original da UFC seria ofertar licenciaturas, porém, realizou uma pesquisa de intenção com a comunidade local e chegou à conclusão de que a maior demanda da região se concentra em cursos de nível superior com base tecnológica. 

"As graduações na área de tecnologia foram escolhidas por meio de uma análise bem extensa sobre as tendências de profissão e os anseios da própria região, da própria comunidade", conforme destaca a titular da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, Ana Paula Ribeiro de Medeiros, ao mencionar a inauguração do campus. "Nós estamos apostando que os jovens da região possam terminar seus cursos e permanecer na região trazendo sucesso e progressos para os lugares em que estão", defende a pró-reitora.

Reforçando a defesa da seleção dos primeiros cursos a serem ofertados no campus, o residente da Comissão de Implantação do Campus, Prof. Márcio Corrêa, afirma: "Foram consultados não um documento em particular, mas vários, sempre com o intuito de trazer o que há de melhor, mais avançado em termos técnicos e científicos para o desenvolvimento do Ceará".

Nos preparativos finais, as estruturas do novo campus que incluem dois blocos de prédio com salas de aula e administrativas, laboratórios, área de convivência e teatro para 420 pessoas, estão concluindo a instalação da mobília necessária. 

Para seleção dos alunos, a UFC adotará de forma excepcional o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no meio do ano, adotando como parâmetro a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. A partir do ano que vem, a seleção ocorrerá de forma conjunta com os demais campus da Universidade Federal do Ceará. 

Com relação aos concursos públicos para professores do Campus, a seleção está definida pelos editais nº 36/2021 e n° 37/2021, que somados ofertam cinco vagas para docentes efetivos nas áreas de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Redes de Computadores, Matemática Aplicada e Estatística, com uma vaga cada.

As inscrições ocorrem do dia 14 de junho até o dia 2 de julho por meio do e-mail: "ec@sobral.ufc.br". Entre os requisitos graduação na área de tecnologia da informação e doutorado em ciências da computação a depender do edital. 

                         O Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)