Camilo entrega fabrica do Mais Nutrição Cariri em Barbalha

Blog do  Amaury Alencar
0



O governador Camilo Santana na manhã desta segunda-feira dia 21/06 realizou a entrega da  Fábrica do Mais Nutrição Cariri, em Barbalha. 

Serão milhares de famílias atendidas em toda a região. O programa, que completa 2 anos no próximo dia 25, já doou 920 toneladas de alimentos aos cearenses que mais precisam.

A entrega foi acompanhada pelos deputados Fernando Santana e José Guimarães, pelo prefeito Guilherme Saraiva e pela primeira dama Onélia Santana

Com o Programa Mais Nutrição o Ceará se torna referência no combate ao desperdício e na segurança alimentar de crianças e adolescentes.
Além de proporcionar a segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade, o Mais Nutrição também trabalha junto ao Ibama, para a alimentação dos animais. A parceria acontece a partir da seleção de comidas que estão impróprias para o consumo humano, que já estão mais “machucadinhos”, são selecionados, lavados e enviados para os animais.

O espaço foi reformado para abrigar a fábrica, o banco de alimentos e a central de distribuição do Mais Nutrição e, assim, atender 36 entidades credenciadas no Cariri e famílias que vivem no entorno da Ceasa. O investimento para a obra, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal ultrapassa os R$ 1,6 milhão. Também participaram do momento o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz; o presidente da Ceasa-CE, José Leite, e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Paulo André Holanda, representando a Fiec; além do deputado federal José Guimarães e do deputado estadual Fernando Santana.

O local receberá os alimentos doados pelos permissionários e produtores rurais da região e terá a produção das polpas de frutas, além da oferta do mix para preparo de alimentos, produzido em Maracanaú. Parte do maquinário utilizado na fábrica contou com a parceria do Sistema Fiec/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que também realizará cursos para colaboradores e beneficiários do Mais Nutrição Cariri.


“É um momento importante para a Região do Cariri a inauguração deste espaço. Uma oportunidade de levar alimentos pras crianças da Região do Cariri. Um programa de sustentabilidade, que evita o desperdício e garante a segurança alimentar das crianças. É com muita felicidade que hoje estamos fazendo a distribuição destas cestas básicas para as famílias e a entrega de alimentos às entidades que fazem um trabalho bonito com as crianças, adolescentes”, destacou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, agradeceu a implantação do programa na Região do Cariri. “A gente só tem a agradecer por esse programa nesse momento de vulnerabilidade que a gente está passando por conta do coronavírus. Nós, os prefeitos da Região, estávamos ansiosos e agora está chegando aqui esse programa. Parabéns!”, disse.


Cursos para o Cariri

O Governo do Ceará e a Fiec/Senai assinaram termo de cooperação técnica para formação de colaboradores do Mais Nutrição do Cariri e de Maracanaú e de adolescentes das entidades beneficiadas, com a realização de 195 cursos. “Vamos atender mais de 3.800 pessoas. São cursos de iniciação, de aperfeiçoamento e de qualificação profissional. Serão realizados no Cariri, Maracanaú e futuramente em Tianguá”, pontuou Paulo André Holanda, diretor do Senai-CE, que representou a Fiec no evento.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)