Prefeitura de Araripe leva serviços de ultrassom com o projeto ultrassonagrafia nas comunidades

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Para descentralizar os atendimentos e facilitar o acesso ao exame de ultrassom, a prefeita de Araripe, que tem à frente o prefeito Cícero de Deus e vice Dr. José Orlando, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta quinta-feira, 20 de maio de 2021, serviço pioneiro no interior do Estado do Ceará, o Projeto “Ultrassonografia nas Comunidades”, que tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores da zona rural ao exame de ultrassom. Com isso os distritos serão contemplados. E para início, a comunidade do distrito de Pajeú e Alagoinha, bem como as circunvizinhas foram atendidos hoje pelo projeto que a cada mês levará o equipamento até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das localidades supracitadas.
O ultrassom é um exame de imagem realizado por um aparelho que emite ondas sonoras através do contato com o corpo humano. Com esse diagnóstico, imagens são formadas e investigadas por um médico. “É um exame simples que permite ao médico diagnosticar doenças e fazer o acompanhamento clínico. É um serviço essencial, que, em poucos dias de gestão já vem sendo oferecido na sede e que agora vai até as comunidades dos distritos e adjacências para facilitar para a população”, explicou a secretária de saúde, Clara Sayonara.
Com uma gestão voltada diretamente para o bem-estar dos araripenses, o prefeito Cícero de Deus e Dr. José Orlando, idealizaram o serviço de “Ultrassonografia na Comunidade” como uma forma de garantir que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade. “Cada mês, as comunidades dos distritos receberão o equipamento de ultrassom e o médico especializado, que vai poder fazer o exame e assim já começar a tratar a doença. A ideia é que todos sejam atendidos, sem necessariamente, sair da sua localidade. Quero falar também que toda gestante terá direito a ultrassom morfológica. O meu compromisso é com o povo, e assim enquanto eu for prefeito irei gastar o dinheiro com o povo.”, destacou Cícero de Deus.
É importante destacar que os exames de ultrassonografias serão realizados pelo médico especialista Dr. Germano Correia que ressalta a importância dessa projeção para a população araripense, e reafirma o compromisso feito em campanha de colocar a saúde em destaque em poucos dias. “A administração ao lado do povo tem viabilizado esforços para melhorar cada vez mais o atendimento à população com a oferta de exames e consultas nas unidades básicas de saúde. Obviamente temos nos empenhado para proporcionar cada vez mais melhorias para a saúde do município, e desta forma cumprir o nosso compromisso feito com o povo, que é de colocar a nossa saúde em destaque em poucos dias... que é de colocar a saúde nos trilhos. O ultrassom nas comunidades é uma ação inovadora, que poucas cidades do nordeste têm, e que obviamente irá promover às pessoas mais saúde, mais comodidade, pois o povo araripense merece. Ressalto ainda que além de levar os benefícios que já citei, os serviços de ultrassonografia, nesse momento atípico de pandemia, evitarão aglomerações.”

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)