PACUJÁ MANTERÁ A TRADIÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, SERÁ TRABALHADA DE FORMA REMOTA NO PERÍODO DE 30 DE MAIO A 05 DE JUNHO DE 2021 EM RESPEITO AO BIOMA CAATINGA E A VIDA.

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O Município de Pacujá notabilizou-se com a implantação e ação do PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS, cujos atores são CRIANÇAS e ADOLESCENTES estudantes das Escolas da Rede Pública Municipal, que tornou-se um referencial de Educação Ambiental Como Fator de Integração Socioambiental e Cultural.
O Poder Público Municipal abraçou a causa através das EEF Coriolano Alves de Brito (a 1ª a implantar o projeto inovador), João Lopes de Matos (a 2ª a implanta o projeto com sucesso), São João Batista (3ª a implantar o aludido projeto), Walfrido Salmito (tem participação ativa) e por último a EEI Maria Édna (implantou em seu pátio interno um jardim e um pomar, exemplo no município) que tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Educação, Saúde, Infraestrutura e Transportes, Paróquia de São João Batista e da Pastoral da Criança e as comunidades dão seu apoio.
Por último nasceu o Projetos os 22 CAATINGUEIROS DO NORTE, último dia 28 de Abril DIA NACIONAL DO BIOMA CAATINGA, ele é oriundo da EEF São João Batista, composto por alunos do 7º Ano que receberão orientações e capacitação que transformará esta turna num REFERENCIA DE EXCELÊNCIA, tendo a frente os Professores Édson Pereira e Rita Benjamin, com apoio da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Ambos projetos, trabalharão com afinco a Sustentabilidade Ambiental do Bioma Caatinga, dentro da filosofia: ´"É Aqui Que Vivemos é Aqui Que Moramos", terá um forte apelo em prol do VERDE com a seguinte filosofia de vida: Se o calor te incomodar, PLANTE UMA ÁRVORE. Se a chuva te incomodar PLANTE UMA ÁRVORE, Se você gosta de frutas PLANTE UMA ÁRVORE, Se você gosta de pássaros PLANTE UMA ÁRVORES e se você gosta da VIDA, PLANTE MUITAS ÁRVORES para que possas respeirar melhor e sadiamente. 
Esse apelo se tornará DIRETRIZES e ROTEIRO para a ação do Município de Pacujá no tocante ao Meio Ambiente, a pandemia tem prejudicado sobremaneira as atividades ambientais porém, usaremos os recursos disponíveis na INTERNET e de forma REMOTA, estaremos lado a lado com nosso jovens GUERREIROS e CAATINGUEIROS DO NORTE que farão mais uma vez, o DIFERENCIAL no Semiárido Nordestino. O ambientalista Jorge de Moura destaca a importância dessas ações, o maior exemplo do Município de Pacujá está na radical mudança cultural ambiental onde foram substituídas árvores exóticas da espécie nim indiano por Árvores Nativas do Bioma Caatinga nos espaços públicos do Município, hoje é visível essa transformação que impactou positivamente a cidade de Pacujá, que se orgulha de ter sido o 1º Município do Brasil a DECLARAR GUERRA ao nim indiano com ações drásticas, a  substituição lenta e gradual desse espécie invasora e exótica, foi o mais acertado passo em benefício da sustentabilidade do Bioma Caatinga, elogiado País afora. Isso é uma questão de ATITUDE e de DECISÃO POLÍTICA.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)