Morre, aos 85 anos, o diretor de cinema Maurice Capovilla

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O ator, diretor de cinema, roteirista e professor Maurice Capovilla morreu neste sábado, 29, aos 85 anos. O anúncio foi feito por sua mulher, Marilia Alvim, em seu perfil no Facebook. “Hoje Capô foi dançar no infinito. 1936-2021”, escreveu. A causa da morte não foi divulgada.

Foto: Reprodução/ Internet


Nascido em Valinhos, em São Paulo, Capovilla ficou conhecido por obras que retratavam as condições de vida dos brasileiros, como “Bebel, Garota Propaganda”, de 1968, seu primeira longa-metragem ficcional. No filme baseado em “Bebel que a Cidade Comeu”, de Ignácio Loyola Brandão, ele contou a história de uma menina pobre contratada para ser o rosto de uma marca de sabonetes.


Poucos anos antes, no documentário “Subterrâneos do Futebol” (1965), o cineasta explorou a paixão do país pelo futebol e escancarou a rotina difícil de jogadores que usavam o esporte para ascender economicamente.
Depois ainda vieram “O Profeta da Fome” (1969), com José Mojica Marins –o Zé do Caixão– no elenco e “O Jogo da Vida” (1977), protagonizado por Lima Duarte, Gianfrancesco Guarnieri e Maurício do Valle, entre outros.


Ele ainda integrou o projeto de implantação do Instituto Dragão do Mar, que atualmente gere 11 equipamentos culturais no Ceará. O corpo de Capovilla será cremado neste domingo (30), no Cemitério do Caju, no Rio, com a presença de sua mulher e parte da família.

Fonte: Folhapress

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)