Em reunião presencial com ministro da Saúde, governador pede habilitação do Hospital do Vale do Jaguaribe e envio de mais vacinas ao Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Em sua primeira reunião presencial e exclusiva com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, o governador Camilo Santana apontou uma agenda positiva ao solicitar a habilitação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em fase final de conclusão, além de pedir uma maior celeridade na distribuição das vacinas contra Covid-19 ao Estado. Estava presente também, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

“Há uma perspectiva de aumento do envio de vacinas agora em junho, e tratamos pessoalmente de uma demanda do Ceará, que é a habilitação do Hospital do Vale do Jaguaribe, tão importante em um momento de pandemia. Estamos com toda a estrutura do hospital pronto, e acredito que vamos ser atendidos não apenas na autorização do hospital, mas também em conseguir mais vacinas ao nosso Estado,”, apontou o Governador.

Na reunião, Camilo também apresentou as ações do Ceará no enfrentamento à pandemia, como a expansão da nossa rede em todas as regiões do Estado, e a importância do capacete respiratório Elmo para salvar milhares de vidas no Ceará e em outros estados. “Solicitamos a habilitação de novos leitos de UTI e a ampliação do teto MAC (Média e Alta Complexidade) para o custeio dos hospitais regionais, inclusive do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, que está em fase final de conclusão”, enumerou ainda.

Em sua visita ao ministro, Camilo levou e entregou ao titular da pasta nacional de Saúde um Capacete Elmo, um projeto cearense que diminui o tempo de internação do paciente com Covid-19 e a necessidade de respiradores em 60% dos casos. “O uso do Elmo diminui o percentual de intubação e internação do paciente, e é um equipamento que já está registrado na Anvisa e está sendo utilizado em hospitais do Ceará e em alguns do Brasil. Conversamos também sobre a vacina contra Covid-19, que é um estudo feito pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), e agora também com a Fiocruz, e agora estamos aguardando a autorização da Anvisa para fazer testes em humanos. Esse sim, é um passo importante de uma vacina brasileira, essencial para o enfrentamento dessa pandemia”, ressaltou o governador.

Vacina Sputnik V

“Já cobramos fortemente da Rússia o envio da documentação exigida pela Anvisa que vai liberar o uso do imunizante no Brasil, e a informação que nós temos é que já foi entregue e está em análise pelo órgão brasileiro”, apontou Camilo, que informou ainda que a vacina mesmo sendo utilizada em mais de 60 países, prefere ter a segurança da liberação da Anvisa para começar a ser aplicada no Nordeste, que com a quantidade adquirida irá  a vacinação já em curso no Brasil.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)