municípios de Morada Nova, Quixeré, Quixadá, Ibaretama e Boa Viagem, No sertão Central decretam lockdown

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Em abril, Quixadá apresentou aumento de mais de 400% no número de casos da Covid-19  (Foto: Prefeitura de Quixadá/Reprodução )
Em abril, Quixadá apresentou aumento de mais de 400% no número de casos da Covid-19 (Foto: Prefeitura de Quixadá/Reprodução )

Os municípios de Morada Nova, Quixeré, Quixadá, Ibaretama e Boa Viagem, todos localizados no interior do Ceará, decretaram lockdown e funcionam sob regime de isolamento social até o próximo domingo, 02 de maio. A determinação foi anunciada nos canais oficiais de comunicação das prefeituras municipais, logo após um aumento expressivo dos índices da Covid-19 preocupar gestores. 

Em Quixeré, a secretaria de saúde local identificou nove mortes provocadas pela doença só na última semana, conforme divulgado pela pasta. Nessa segunda-feira, 26, uma reunião foi convocada com urgência entre o prefeito Antônio Joaquim (PT) e vereadores da Câmara Municipal, cujo resultado foi a adoção do lockdown como forma de frear as contaminações e evitar o aumento de casos da doença.


"Precisamos de medidas drásticas, antipáticas porém necessárias. Para tentar conter o nível de contaminação", afirmou o prefeito em vídeo divulgado na página do Instagram da prefeitura. O gestor ainda afirmou que 55% da população que tá fazendo testagem está contaminada e classificou situação como "preocupante". O novo decreto foi publicado nessa segunda e deve durar até o próximo domingo, 2. 

A mesma decisão tomou o município de Morada Nova, distante a cerca de 42 quilômetros de Quixeré e ambas localizadas no Vale do Jaguaribe. Na cidade, conforme dados da secretaria de saúde local, foram identificadas dez mortes em decorrência da doença somente nos últimos quatro dias. O prefeito, Vanderley Nogueira (PT), foi contaminado pelo vírus e segue se recuperando.

"Morada-novenses, colaborem! Compreendam que o número de dias de isolamento social rígido em Morada Nova, só depende de vocês. É a população que vai dizer, com suas atitudes, quantos dias teremos que ficar em restrição mais severa", publicou a prefeitura municipal em seu perfil no Instagram. 

Em Boa viagem, o decreto de lockdown passou a valer no domingo, 25. Os últimos índices divulgados pela prefeitura da cidade indicam que 88% dos hospitais da região seguem ocupados com pacientes que contraíram a doença. "Precisamos da sua contribuição, fique em casa, são sete dias que poderão salvar vidas", chegou a pedir o órgão em publicação nas redes sociais. 

Ibaretama passou a funcionar sob o regime na última sexta-feira, 23, em uma tentativa de evitar o pico da doença no município- que acumula atualmente 439 casos confirmados. Já Quixadá adotou a medida no dia 24 de abril, após a pasta de saúde municipal identificar um aumento de 400% dos casos de infecção somente durante este mês.


Enquanto os municípios do interior seguem adotando o modelo de isolamento social mais rígido, Fortaleza, epicentro da doença no Ceará, passa por uma fase flexibilização das atividades. A Capital esteve há pouco mais de um mês em lockdown e no dia 12 de abril passou a liberar a execução de algumas atividades durante a semana, com horários e capacidades de funcionamento limitadas.

No entanto, sábados e domingos ainda continuam sob o regime mais rígido. O que implica dizer que aos finais de semana as barreiras sanitárias voltam a ser colocadas na cidade e apenas as atividades consideradas essenciais podem funcionar, assim como circulam pela região somente moradores que conseguirem comprovar necessidade de locomoção- seja para trabalho ou por questões de saúde.


                                 O povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)