Mesmo com ampliação de leitos em 64%, hospitais do Ceará continuam lotados

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Mesmo tendo um aumento de 64% no número de leitos exclusivo para tratamento de Covid-19, a Apesar do aumento, o Ceará passa por situação de colapso iminente em diversas regiões, especialmente para atendimento de casos mais graves. Neste sábado (10), o estado está com 94% dos leitos de UTI públicos ocupados e 81% dos de enfermaria com pacientes necessitando de cuidados. Os dados são da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesa-CE).

Além disso, circula no Brasil uma variante cuja transmissibilidade é maior e pode levar a casos mais graves; ela foi identificada, inicialmente, no estado do Amazonas. A CoronaVac, que faz parte do plano de imunização nacional, é eficaz contra a nova variante, conforme um estudo divulgado nesta semana.

De acordo com o governador Camilo Santana (PT), em maio de 2020, no auge da primeira onda, havia 2.951 leitos disponíveis exclusivamente para pacientes com a doença, cuja ocupação chegou a 99% em junho, maior índice já registrado até hoje. Esse quantitativo engloba leitos de UTI e enfermaria.

Em abril deste ano, quando são registrados os maiores índices da segunda onda da pandemia, os números de leitos chegaram a 4.846, pelo menos até o dia 8 de abril, o que representa um aumento de 64% em comparação com o primeiro pico, ocorrido no ano passado. Os números foram divulgados pelo próprio governador Camilo Santana (PT) em suas redes sociais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)