URCA realiza ciclo de colações de grau remotas para mais de 400 alunos

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou na última sexta-feira, 26, colação de grau para 105 alunos de vários cursos da instituição, fechando um ciclo de solenidades, para mais de 400 formandos da Instituição, nos 21 cursos nos campi de Crato, Juazeiro Norte, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu. Todas as colações de grau foram remotas. A modalidade tem sido adotada em função das restrições relacionadas à pandemia do novo Coronavírus.

Em 2020, foram realizadas colações de grau para 796 alunos dos cursos da Universidade, nas áreas de graduação e de outros programas da Instituição.

 A solenidade foi presidida pelo Reitor da URCA, Professor Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior, com a presença do Vice-reitor, Professor Dr. Carlos Kleber, Pró-Reitores, coordenadores de cursos e diretores de centro, além de servidores, familiares e acadêmicos.

Segundo o Reitor, esse é um momento que, apesar das condições em que se realiza de modo virtual, não deixa de ser a consagração importante na vida dos alunos. Ele se solidarizou com as vítimas da Covid – 19 e ressaltou a vitória e os desafios que o mundo vem trazer atualmente aos novos profissionais. “A crise da pandemia desaparelhou tudo que se pensava de normalidade e reforça todos os valores humanos e de solidariedade, não só para os cuidados, mas para a humanização do trato, no gesto”, afirma.

O Reitor explicou que a modalidade de formatura mesmo sendo inovadora, se encontra respaldada pela legislação, com todos os cuidados necessários para os profissionais que conquistam o título. Para ele, o momento reflete a capacidade de adaptação e resistência que a universidade teve ao longo desse período da pandemia.

O Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber, cumprimentou todos estudantes que estavam colando grau e destacou, em especial, os pais e mães dos alunos e outros familiares que estiveram juntos na caminhada. Segundo o Vice-Reitor, a Universidade soube como caminhar diante das incertezas vivenciadas por essa nova realidade. “A URCA 

sempre buscou o caminho do equilíbrio, sem negligenciar com a saúde da comunidade e estar sempre atenta para os passos possíveis de se dar”, disse. Ele salientou que a URCA tem como referência universidades do Estado e do Brasil para realizar as novas modalidades de solenidades.

Os alunos são dos cursos de Pedagogia, Letras, História, Ciências Sociais, Geografia, Artes Visuais, Teatro, Física, Tecnologia da Construção Civil, Habilitação em Topografia.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Ana Maria, falou do aprendizado ao longo do processo de formação, e principalmente esse ano, com situações adversas. E todos chegaram ao objetivo final, conforme a Pró-reitora, seguindo a legislação, com o envolvimento daqueles que fazem o evento acontecer.  “Que vocês coloquem todo o seu aprendizado em prol da sociedade, com ética, dedicação e carinho”, disse.

O formando Adrianno Marcos, do curso de Pedagogia, falou em nome dos alunos, e disse que era o primeiro formado, de uma família de seis filhos de pais romeiros, além de agradecer aos professores que foram a sua inspiração, e a todos os alunos. Para ele, não foi fácil conseguir terminar o curso, por também trabalhar, e concluiu depois de 6 anos. “É um orgulho fazer parte da URCA. Quero tentar a segunda graduação ou mesmo ser professor da instituição. É uma emoção muito grande’, afirma ele.

O depoimento do aluno foi destacado pelo Reitor Lima Júnior, ao dizer que era impossível não se emocionar com essa fala e a passagem do aluno pela universidade, parabenizando e desejando êxito a ele e a todos os alunos.






.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)