Seminário sobre agroecologia e agricultura familiar promoverá troca de experiências entre países da América Latina

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Será realizado nos dias 9 e 10 de março o Seminário Internacional Agroecologia, agricultura familiar e ODS: políticas públicas na América Latina. A iniciativa visa promover, entre países latino-americanos, a socialização e a troca de experiências sobre políticas públicas para a agroecologia, identificando as principais ações e desafios para a região.

Nos dois dias, a programação ocorrerá das 10h às 12h (horário de Brasília). O seminário será realizado de forma virtual, na plataforma de videoconferência Zoom, com tradução simultânea para o português e o espanhol. Ao final, será emitido certificado de participação para os inscritos que acompanharem toda a programação.

O seminário é voltado para técnicos e gestores dos governos de países da América Latina e membros de organizações e redes de agroecologia, universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs) e de instituições internacionais.

Durante o evento, serão apresentadas experiências da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Paraguai, do Uruguai e da Nicarágua. A programação conta com três painéis, nos quais serão abordados os seguintes eixos temáticos: sociedades rurais prósperas e inclusivas; sistemas alimentares e dietas sustentáveis; e gestão sustentável dos recursos naturais e resiliência dos meios de subsistência.

No dia 9, às 10h40, o primeiro painel do seminário abordará os instrumentos de política que favorecem os efeitos da agroecologia na redução da pobreza e no fortalecimento de territórios inclusivos. Participam o diretor de Sistemas Produtivos Alternativos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Patricio Dowbley; a oficial de Agricultura da FAO Roma, Emma Siliprandi; e o diretor da Confederação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), Fernando López.

O segundo painel será realizado no dia 10, a partir das 10h10, e contará com a participação da coordenadora de Agroecologia e Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Virgínia Cipriano; e do diretor de Políticas Agropecuárias do Ministério da Agricultura de Nicarágua, Omar Aguilar. Na pauta, as diferentes maneiras de como as políticas públicas de agroecologia podem contribuir para dietas saudáveis e sustentáveis.

Na sequência, às 11h05, ocorrerá o último painel, focado nas formas como as políticas públicas de agroecologia podem favorecer a resiliência dos meios de vida para as sociedades rurais frente aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas. Participam a diretora executiva do programa de agroecologia da organização Alter Vida, do Paraguai, Hebe González; e o presidente da comissão de agroecologia do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Eduardo Blasina.

O evento faz parte do projeto Semeando Capacidades, uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral, que busca o fortalecimento de instrumentos e políticas para a Agricultura Campesina, Familiar e Comunitária (ACFC) na Colômbia, por meio da troca de experiências com governo e organizações brasileiras.

O projeto é executado em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR). O evento também conta com o apoio da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF Mercosul) e está articulado com a iniciativa da FAO de ampliar a escala da agroecologia.

O seminário internacional sobre agroecologia e agricultura familiar será transmitido, ao vivo, no canal do Youtube da Organização das Nações Unidas da Colômbia. Clique AQUI para acompanhar a programação do dia 9  e AQUI para assistir aos painéis e debates do dia 10.

 Faça a inscrição no seminário

Fonte: Mapa

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)