Quixadá mantém proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas e anuncia testagem em drive-thru

Blog do  Amaury Alencar
0

 







                 


A venda e o consumo de bebidas alcoólicas vão permanecer proibidas em Quixadá, no Sertão Central, por mais dez dias como forma de evitar eventos com aglomerações. A medida faz parte do novo decreto, assinado nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Ricardo Silveira, com ações mais restritivas para conter o avanço da pandemia do coronavírus no município. Outras ações como testagem em formato de drive-thru e redução no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, também estão previstas no novo decreto.

Ricardo Silveira destacou que tem tomado decisões que são respaldadas pela avaliação dos médicos e especialistas que atuam na linha de frente no combate da pandemia. “Temos escutado vários profissionais para tomar as decisões certas, então, o trabalho que desenvolvemos é sempre com muita prudência e com muita responsabilidade, a partir de critérios técnicos, não são decisões aleatória, são decisões importantes que precisam ser tomadas visando o bem da população e a garantia da nossa saúde”, destacou o prefeito.

As medidas foram decididas pelo prefeito em conjunto com o Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 (CEEC) em Quixadá nesta segunda. Durante a reunião para avaliar o resultado das ações já colocadas em prática, a secretária de saúde, Benedita Oliveira, o médico infectologista, Francelino de Carvalho, e os demais médicos e profissionais de saúde que atuam no Comitê, concluíram que a restrição no consumo de bebidas provocou um efeito positivo no combate às aglomerações.

Para tornar a ação ainda mais eficaz a Prefeitura de Quixadá prevê multa pessoal que pode variar de R$ 100 a até R$ 1.000, em caso de flagrante do consumo e da venda de bebidas, seja ela em via pública ou mesmo em residências. No caso de flagrante em casa particular, a multa vai para o proprietário do imóvel, já o estabelecimento que for flagrado vendendo bebidas será autuado e o alvará de funcionamento poderá ser suspenso por até 30 dias.

Entre as novas ações anunciadas por Ricardo Silveira está ainda a testagem por meio de drive-thru na população com distribuição de máscaras, a divulgação mais intensa das medidas educativas por meio de carro de som volante e a distribuição de kits com medicamentos para o tratamento precoce dos pacientes que testarem positivo, uma medida considerada importante por médicos do CEEC.

Com o novo decreto o horário de funcionamento das atividades econômicas passa a ser somente até às 17h, todos os dias, devendo os comércios fecharem a partir deste horário, até às 5h da manhã do dia seguinte. Restaurantes e demais estabelecimentos para alimentação permanecem fechando no horário já previsto para os sábados e domingos: de 15h às 5h do dia seguinte. O toque de recolher também permanece inalterado, das 20h às 5h do dia seguinte de segunda à sexta, e a partir das 19h até às 5h do dia seguinte aos fins de semana.

Todas as demais medidas previstas nos decretos anteriores, como restrição de público em centros e espaços religiosos, organização de filas em estabelecimentos bancários, fiscalização e rodízio nos transportes da zona rural, proibição de carros de som volantes e no estilo paredão e obrigatoriedade no uso de máscaras, permanecem válidas.

O prefeito de Quixadá não descartou o lockdown, mas entende que as medidas colocadas em prática até o momento, estão apresentando resultados positivos. Para ele, a principal maneira de ter êxito no enfrentamento da doença será contar com a conscientização da população. “A colaboração da população é importantíssima, estamos fazendo de tudo para não decretar o Lockdown, mas precisamos contar com esse apoio. As medidas que estamos tomando de nada vão adiantar se não tivermos a conscientização das pessoas”, pontuou o prefeito.

   

                        Monólitos Post 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)