Para suprir alta demanda, Santa Quitéria deverá ter usina de oxigênio hospitalar em até 35 dias

Blog do  Amaury Alencar
0

 






Diante da agravada segunda onda de Covid-19 no município de Santa Quitéria, o consumo de oxigênio no Hospital Municipal Zezé Benevides e no Hospital de Campanha quadruplicaram ao longo das últimas semanas, conforme reportou o A Voz de Santa Quitéria em matérias anteriores. O iminente temor pela falta de insumo, considerando problemas de envasamento e logística nas principais distribuidoras do Estado, levou à Prefeitura Municipal a buscar medidas de emergência.

A prioritária, neste momento, é a instalação de uma usina para produção de gases medicinais. A estrutura será instalada para beneficiar os pacientes das duas unidades, reduzindo a dependência do município em relação ao mercado de oxigênio e vai aumentar a autonomia dos leitos clínicos garantindo o funcionamento de ventiladores pulmonares e outros equipamentos que são fundamentais, como os capacetes Elmo.

A Voz de Santa Quitéria confirmou, junto ao secretário de saúde Adeilton Mendonça, que técnicos da empresa responsável pela montagem já estiveram no local fazendo as medições e que a previsão para a entrega e início das operações se deem em aproximadamente 35 dias, todavia buscando esforços empenhados para reduzir ao máximo este prazo.

A empresa que deverá gerir o equipamento será a Fundação Leandro Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, que já assegurou por meio do seu dirigente, o ex-deputado federal Arnon Bezerra, que Santa Quitéria não terá problemas com o insumo até a conclusão da usina, conforme relatou o empresário Marcelo Magalhães ontem (17) em live transmitida no site.

Nesta semana, a rede hospitalar local enfrentou o seu momento mais crítico no que se refere ao gás, tendo de abastecer seus cilindros na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, bem como também em Canindé e Fortaleza. Em uma campanha mobilizada pelo grupo "Amigos do Bem", foram adquiridos algumas balas, que serão doadas à Secretaria de Saúde.


                   A voz de Santa Quitéria 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)